MÁRCIA RUBIN DANÇA NO MUNICIPAL DE NITERÓI

17 março 2010 |


O espetáculo que acontece no dia 30 de março, às 20h no Teatro Municipal de Niterói, tem como tema o amor. Apresenta o discurso amoroso em sua solidão e plenitude, através da dança e torna presente o ser amado como condição de existência.

“Larga tudo e vem” estreou em julho de 2009 no Espaço Sesc, Rio de Janeiro, dá continuidade ao solo “Quase como se fosse amor”, indicado como um dos melhores espetáculos do ano pelo Jornal O Globo. A coreografia, criada e interpretada por Marcia Rubin, tem direção conjunta da bailarina e de Oscar Saraiva, uma parceria que já dura 20 anos.

Seus últimos espetáculos, “A paisagem daqui é outra”, “Tempo de valsa moderado com elegância”, “Teorema/Daqui pra frente” e “Quase como se fosse amor”, foram indicados pela crítica especializada como um dos dez melhores do ano, apresentados no Rio de Janeiro.

Sobre Marcia Rubin

Especializou-se em dança e expressão corporal pela Escola Angel Vianna, onde aprofundou seus estudos sobre o Sistema Laban com Regina Miranda. Fundou sua companhia de dança em 1994 e dentre os espetáculos que realizou destacam-se: Já não penso mais em ti (1994); Tudo que eu nunca te disse - a partir da obra de Ana Cristina César (1997); Correr em vez de caminhar – projeto premiado pelo RioArte (1998); A paisagem daqui é outra– Premiado pelo Instituto Itaú Cultural, SP (2001/2002), considerado um dos dez melhores espetáculos de 2001 pelo jornal O Globo; Tempo de valsa moderado com elegância (2003), considerado um dos dez melhores espetáculos de 2003 pelo jornal O Globo; Teorema/Daqui pra frente, realizados em 2006no CCBB e no Teatro do Jockey, um dos melhores espetáculos de 2006 pelo jornal O Globo.

Em 2008 Marcia criou o solo Quase como se fosse amor para os Solos de Dança no Espaço Sesc, também indicado como um dos melhores espetáculos do ano pelo jornal O Globo. Foi curadora do Carlton Dance Festival de 1988 a 1997. Recebeu a bolsa RioArte da Secretaria Municipal de Cultura em 1998 e, em 1999, participou em Paris do Programa Courants como bolsista do governo da França - Ministério da Cultura e Comunicação. Foi júri do 7º Programa de Bolsas RioArte. Fez consultoria de dança para o Edital Petrobras Artes Cênicas 2002 e para o Circuito Brasil Telecom de Dança.
Participou, como diretora de movimento e preparadora corporal, da criação de projetos em cinema, teatro e televisão, dos quais se destacam: Zuzu Angel, Cazuza e Copacabana; Sonata de Outono, Baque, A Prova, Divã, Os Homens são de Marte, Fala baixo senão eu grito, Medéia e Os sete afluentes do Rio Ota; desenvolvimento do roteiro e movimentação do videoclipe Não Enche, de Caetano Veloso. Trabalhou com Marco Nanini, Andrea Beltrão, Renata Sorrah, Patrícia Pillar, Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Beth Goulart, Aderbal Freire-Filho, Enrique Diaz, Bia Lessa, Monique Gardemberg, Ernesto Piccolo, Paulo Morais, entre outros. É especialista em Arte e Filosofia pela PUC-RJ e atua como professora na Faculdade Angel Vianna e na UniverCidade nos cursos de Graduação em Dança e Artes Dramáticas. Indicada para o Prêmio Shell de Teatro 2005, categoria especial, pelo conjunto de sua obra. Em 2009 participou da criação dos seguintes espetáculos: Talvez, Projeto Auto-Peças/Cia dos atores, direção de César Augusto; In on it, direção de Enrique Diaz; Rock’n’Roll, direção de Felipe Vidal e Tato Consorti; A história de nós dois, direção de Ernesto Piccolo; e Tom e Vinícius, o musical, direção de Daniel Herz.

Ficha Técnica
Direção: Marcia Rubin e Oscar Saraiva
Coreografia | Intrerpréte: Marcia Rubin
Assistência de direção: Verônica Prates
Iluminação: Renato Machado
Direção Musical: Rodrigo Ramalho
Vídeo: Miguel Pachá
Figurino: Carol Lobato
Fotografia: Milton Montenegro
Direção de produção: Verônica Prates
Operação de luz: Rodrigo Maciel
Contraregras: Daniel Marques e Tiago Bombe
Produção: Quintal Produções Artísticas
Diretora, bailarina: Marcia Rubin
Co-diretor e operador de som: Oscar Saraiva
Assistente de direção e produção: Verônica Prates
Operador de luz: Rodrigo Maciel
Operador de projeção: Marcos Vinicius
Contraregras: Daniel Marques e Tiago Bombe
Cenotécnico: Henrique Duarte

LARGA TUDO E VEM - TMN
Data: 30 de março (terça-feira)
Horário: 20h
Valor: R$20
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 400 lugares
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: (21) 2620-1624

Foto: Divulgação

0 comentários: