URBANISMO MUNDIAL EM DEBATE NO RIO

23 março 2010 |

O Rio de Janeiro recebe durante essa semana centenas de pessoas de todas as partes do mundo para o V Fórum Urbano-Mundial do Habitat das Nações Unidas, no Cais do Porto, no Centro da cidade. Ontem (dia 22 de março), aconteceu a abertura do evento e deu para perceber o quanto o assunto tem significância para muita gente. De um lado para o outro do local, as culturas confluíam-se nos trajes, nos olhares, na forma específica de expressão e no sotaque de cada região.

 

100_0495

 

Na foto acima, um grupo de jovens, participantes do evento, posam para registrar esse momento de importância mundial.

 

Acompanhando o Ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, o Programa de Brasília veio especificamente gravar um especial sobre o Fórum e ouvir o depoimento do parlamentar sobre a ocasião. Na noite de ontem, o ministro concedeu entrevista exclusiva ao apresentador Sólon Beethoven no restaurante principal durante o coquetel de abertura (como mostra a foto abaixo), com imagens do cinegrafista Marcos Majuri e assistência de produção do jornalista Edson Soares. O Programa de Brasília vai ao ar todos os domingos, às 14h, pela CNT.

 

100_0493

 

O evento estende-se até o dia 26 de março e discutirá melhorias dos espaços urbanos a fim de gerar qualidade de vida mundial.

 

100_0497

 

Nesta foto, o jornalista Edson Soares frente ao banner com o nome do evento, depois da gravação do Programa de Brasília.

 

O congresso sobre gestão do crescimento das cidades é organizado desde 2002 pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e acontece pela primeira vez no Brasil com apoio do Governo Federal e do Ministério das Cidades. “O direito à vida: unindo o urbano dividido” – tema central dos debates – dará ênfase ao direito à cidade, à diversidade cultural das cidades e à urbanização sustentável e inclusiva, dentre outros sub-itens. Um Fórum de grande porte que merece atenção e respeito global. Por isso, o CULTURA VIVA registra esse marco no Rio de Janeiro.

 

Foto1: Edson Soares

Foto2: Edson Soares

Foto3: Marcos Majuri

0 comentários: