'As Coleções' no MAC de Niterói

12 maio 2010 |


Abertura e Lançamento de Livro: 15 de maio de 2010, às 17 h
Visitação: de 15 de maio a 27 de junho de 2010
Curadoria: Guilherme Bueno
Realização: MAC de Niterói,
Prefeitura Municipal de Niterói,
Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre duas exposições, Novas Aquisições - 2009 e Herói, no dia 15 de maio de 2010, quando apresenta seu novo livro de arte, O Museu de Arte Contemporânea de Niterói: As Coleções, contemplado pelo edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, em 2008.

Novas Aquisições – 2009
A exposição "Novas Aquisições" reúne trabalhos de jovens artistas brasileiros consagrados, que passaram a fazer parte da coleção do museu durante o ano de 2009. São artistas que despontam nas artes plásticas, como Raul Mourão, Ricardo Basbaum, Adriana Varejão, Afonso Tostes, Alessandra Vaghi, Anatol Wladislaw, Felipe Barbosa, Romano, Ana Holck, Gustavo Speridião, Wagner Malta Tavares e Maria Lynch.

Parte das obras expostas em “Novas Aquisições - 2009” foi doada pelos artistas ou seus representantes, segundo o diretor do MAC de Niterói, Guilherme Bueno. “No caso de Ana Holck, Speridião, Lynch e Wagner Malta, em especial, a aquisição foi possível graças ao Prêmio Marcantonio Villaça, realizado pela Funarte, que reconheceu a importância de o museu apoiar o trabalho de novos artistas”, diz. A mostra exibe pinturas, esculturas, instalações, backlights e vídeos, representando a diversidade de linguagens que caracteriza a arte contemporânea brasileira.

Herói

A mostra "Herói", do artista paulista Wagner Malta Tavares, faz parte da série "Projetos Especiais", exposições individuais abrigadas no MAC de Niterói desde 2004. "Herói" foi apresentada no Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, em março e vem diretamente para Niterói, trazendo suas esculturas, fotografias e vídeos. Guilherme Bueno recomenda que se note, nesta exposição, como as esculturas de Wagner nascem sempre de um confronto entre uma "racionalidade absurda" de suas "esculturas-máquinas" e como estes objetos sempre lutam contra as forças da natureza. “Há esculturas que se apóiam no ar ventilado por seus motores; outras só se completam na medida em que todo este maquinário "ativa" as formas, dá-lhes vida”, diz Bueno.

Wagner Malta Tavares participou de alguns dos mais importantes projetos institucionais promovidos recentemente, como "Projéteis de Arte Contemporânea" (Funarte), Prêmio Interferências Urbanas (Rio de Janeiro, 2008), bolsa da Fundação Iberê Camargo. Realizou exposições individuais nas galerias de Marilia Razuk e Anita Schwartz, em 2008.

O Livro das Coleções

O MAC de Niterói fará também o lançamento do livro "O Museu de Arte Contemporânea de Niterói: As Coleções", contemplado em 2008 pelo edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. O livro, além de mostrar algumas das principais obras da arte brasileira dos últimos 60 anos. Destinado às bibliotecas de todo o País, o livro faz um registro dos vários aspectos que dão vida ao museu, com relato de sua criação, um panorama histórico da arte contemporânea brasileira a partir das obras ali expostas e uma introdução às propostas educativas para o público. Cremos que isso tornará esta publicação uma decisiva fonte de referência para estudantes, professores, pesquisadores e todos aqueles que, além do amor à arte, reconhecem nela um patrimônio universal e instrumento afirmativo de cidadania. Impresso em 4/4 no formato 18 x 26 cm, o livro com 144 páginas tem projeto gráfico do escritório Dupla Design.

Desde sua inauguração, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói fascina pela sua arquitetura, nascida do traço genial de Oscar Niemeyer, perfeitamente integrado à paisagem. O acervo do MAC de Niterói, composto pelas coleções João Sattamini e do museu, mostram o que há de mais representativo de nossa produção artística dos últimos cinqüenta anos.

Exposições Novas Aquisições – 2009
Herói – Wagner Malta.
Lançamento do livro: O Museu de Arte Contemporânea de Niterói: As Coleções
Abertura e Lançamento: 15 de maio de 2010, às 17h
Exposição: 15 de maio a 27 de junho de 2010
MAC Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/nº – Niterói, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2620.2400

0 comentários: