CAMPOREE SOLIDÁRIO EM PAPUCAIA FOI UM SUCESSO

02 maio 2010 |


CARIOCÃO LEVA DESBRAVADORES AO BATISMO E DESPERTA A SOLIDARIEDADE DOS JUVENIS

SIDNEI ROZA

Cerca de quatro mil e cem desbravadores participaram do camporee “heróis que brilham”, de 21 a 25 de abril no Parque de Exposições Agropecuárias de Papucaia, Município de Cachoeiras de Macacú, localizado a 70 km da Cidade do Rio de Janeiro. O “cariocão” reuniu os desbravadores das três associações do estado do Rio de Janeiro.

Durante cinco dias o parque se transformou na cidade dos heróis desbravadores. Com o objetivo de desenvolver o espírito de cooperação, diversas atividades foram realizadas. A responsabilidade ambiental dos desbravadores também foi um ponto alto. Cerca de 500 mudas de arvores foram usadas no reflorestamento das margens do Rio Macacu. Aproximadamente 20 mil folhetos sobre dengue e os perigos do caramujo africano foram distribuídos para a população.

O povoado da região também conheceu outra parte do trabalho desenvolvido pelos desbravadores. Um desfile cívico dos clubes acompanhados pelas respectivas fanfarras parou o bairro na quinta e na sexta-feira pela manhã e encantou a população com a disciplina e organização dos juvenis.

Pela manhã e a noite a Bíblia foi aberta, mostrando aos heróis em potencial que eles são chamados por Deus para serem os vencedores do presente. As mensagens espirituais ficaram a cargo do líder dos desbravadores da União Este Brasileira (UEB), Pr. Ivair Araujo e do secretário da União Central Brasileira (UCB), Pr. Udolcy Zukowski.

Um momento esperado cada noite foi a encenação dos heróis bíblicos. As situações vividas pelos personagens da Bíblia foram reproduzidas no palco, despertando emoções e levando os desbravadores a decisão ao lado de Cristo. Ao todo 38 juvenis foram batizados no sábado a noite, selando o compromisso de ser um herói nos dias atuais.

Na última noite o testemunho do Clube Apocalipse da Igreja de Jardim Catarina, Município de São Gonçalo, comoveu a multidão. Os juvenis contaram como se transformaram em heróis ajudando a salvar os vizinhos na enchente que destruiu o bairro. Em seguida, visivelmente emocionado, um empresário foi ao palco e se comprometeu a reconstruir as igrejas destruídas. O Líder dos desbravadores da Associação Rio Fluminense, Pr. Max Douglas fez um apelo para que os desbravadores ajudassem as vitimas. No encerramento cerca de duas toneladas e meia de alimentos que voltariam para os clubes, foram doadas para os desabrigados.

Na página da história da vida de milhares de desbravadores ficou um registro especial de emoção, alegria, solidariedade, companheirismo e decisões importantes. Como foi na vida de Wesley Pereira de 14 anos do Clube Caledônia de Nova Friburgo. Depois de dois anos como desbravador, já tendo estudado a Bíblia ele pediu que os pais fossem ao Cariocão no sábado e tomou a decisão de ser batizado. Outras histórias serão contadas e celebradas em centenas de igrejas e clubes, porém serão conhecidas por todos apenas na eternidade.

CONFRATERNIZAÇÃO REÚNE DESBRAVADORES JUVENIS

O evento, chamado de CAMPOREE, reuniu cerca de 4 mil juvenis de 10 a 16 anos na Fundação Vale do Macacu em Papucaia (Parque de exposições da agropecuária), Município de Cachoeiras de Macacu. A confraternização foi de 21 a 25 de abril. Os chamados desbravadores são mantidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e recebem crianças de todas as religiões. Eles vieram de todas as partes do Estado do Rio de Janeiro. Por isso, a reunião foi chamada CARIOCÃO.

Objetivo do encontro foi desenvolver o espírito de cooperação e também o crescimento intelectual dos juvenis. Durante o ano eles realizaram cerca de 150 mini-cursos, chamados especialidades que ajudam a desenvolver aptidão para algumas profissões.

Alguns projetos sociais foram desenvolvidos pelos desbravadores em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu. Entre eles, o reflorestamento das margens do Rio Macacu, próximo ao local do evento. Em parceria com a secretaria de meio ambiente, os juvenis distribuiram cerca de 20 mil folhetos contra a dengue, os perigos do caramujo africano, entre outros folhetos sobre saúde.

Na quinta e na sexta-feira foi realizado um desfile cívico no Centro de Papucaia. A partir das 9 horas da manhã, cerca de 500 desbravadores acompanhados pelas suas respectivas fanfarras mostraram as habilidades à população do bairro.

A cada manhã e a noite será realizada a programação espiritual. O CARIOCÃO foi aberto ao publico no sábado. A comunidade teve a oportunidade de conhecer uma cidade de campanha com ruas, cozinhas, hospital e etc.


Cariocão e Prefeitura de Cachoeiras de Macacu em favor do meio ambiente e dos desabrigados

Evento despertou lado solidário dos juvenis e contou com projeto de reflorestamento e campanha contra a dengue.

No clima de preservação e sustentabilidade, mais de quatro mil jovens entre 10 e 16 anos de todo o Estado do Rio de Janeiro, denominados Desbravadores, participaram do CAMPOREE, na Fundação Vale de Macacu, em Cachoeiras de Macacu.

Após um ano de treinamento com cerca de 150 mini-cursos para ajudar a desenvolver aptidão para algumas profissões, os desbravadores, mantidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, colocaram em pratica suas experiências. O objetivo do encontro foi desenvolver o espírito de cooperação e também o crescimento intelectual dos jovens.

Alguns projetos sociais foram desenvolvidos pelos desbravadores em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu. Entre eles, o reflorestamento das margens do Rio Macacu, próximo ao local do evento. Em parceria com a secretaria de meio ambiente, os juvenis distribuiram cerca de 20 mil folhetos contra a dengue, os perigos do caramujo africano, entre outros folhetos sobre saúde.

A confraternização foi realizada entre os dias 21 a 25 de abril. Na quinta e na sexta-feira foi realizado um desfile cívico no Centro de Papucaia. A partir das 9 horas da manhã, cerca de 500 desbravadores acompanhados pelas suas respectivas fanfarras mostraram suas habilidades à população do bairro. A cada manhã e a noite foi realizada a programação espiritual. O CARIOCÃO, como também é conhecido o evento, foi aberto ao publico no sábado. A comunidade teve a oportunidade de conhecer uma verdadeira cidade de campanha.

Foto: Divulgação

0 comentários: