Oslo Camerata no Teatro Municipal

05 maio 2010 |


O espetáculo poderá ser visto, no dia 20 de maio, às 20h no Teatro Municipal de Niterói. Criada em 1998 e agora estabelecida como "Ensemble in residence” (Conjunto residente do local) no renomado “Barratt Due Institute of Music” em Oslo, a orquestra é constituída por músicos profissionais - no entanto, selecionou jovens talentos do Instituto que têm a oportunidade de tomar parte em seus projetos. Nos últimos anos tem se apresentado em inúmeros festivais e turnês pela Europa, Índia e Brasil. Seu repertório abrange desde o Barroco à Música Contemporânea. Entre os intérpretes que atuam ou atuaram estão Truls Mørk, Henning Kraggerud, Ole Edvard Antonsen, Juhani Lagerspetz e Christian Lindberg, Arve Tellefsen, Randi Stene, Per Arne Glorvigen e Julian Rachlin.

Desde 2008 a Oslo Camerata colabora com o projeto social Aprendiz, da cidade de Niterói, que visa a formação de novos talentos na área de música em comunidades carentes. Esta parceria proporciona aos alunos e professores do Aprendiz - música na escola e da Orquestra Jovem de Niterói, suporte técnico musical. Através do ensino dos integrantes da Oslo é promovida uma constante renovação no que diz respeito ao aprimoramento deste trabalho e à sua manutenção, fortalecendo conjuntos com o apoio de instrumentos e equipamentos, além de ajudar na construção de uma biblioteca de músicas. Vale lembrar que este trabalho é apoiado pelo Ministério de Negócios Estrangeiros da Noruega.

Stephan Barratt-Due

Diretor artístico da orquestra, um dos maiores violinistas da Escandinávia e que representa a terceira geração de uma família de longa tradição musical. Ele também é diretor do Instituto Barratt-Due, que hoje conta com cerca de 500 estudantes. Em 2002, Stephan Barratt-Due foi nomeado pelo rei Harald da Noruega cavaleiro de 1ª classe da Ordem Real de Santo Olav.

Sob a liderança de Barratt-Due, a Oslo Camerata gravou a obra completa de Edvard Grieg para orquestra de cordas.

Oslo Camerata

Em 2006 um CD com a música completa para cordas de ‘Edvard Grieg’ foi lançado pela gravadora ‘International Naxos’. Esta gravação recebeu ótima crítica internacional e norueguesa.

A Oslo Camerata continuou sua colaboração com a ‘Naxos’, e em 2008 gravou mais uma vez para este rótulo dois concertos para violino por ‘Louis Spohr’, com os solistas Henning Kraggerud e Øyvind Bjorå (lançado em fevereiro de 2010). Além disso, em agosto de 2009, a Oslo Camerata gravou um arranjo para orquestra de ‘Grieg String Quartets’ e ‘Rendezvous’ do compositor norueguês ‘Arne Nordheim’.

‘Truls Mørk’

A Oslo Camerata e o violoncelista ‘Truls Mørk’ ao longo dos últimos anos desenvolveram uma colaboração estreita e frutífera. Como resultado, o músico de renome internacional, está associado à orquestra como maestro convidado principal, além de solista e líder.

Oslo Camerata - Teatro Municipal de Niterói
Data: 20 de maio
Horário: 20h
Valor: R$ 10
Classificação etária: Livre
Capacidade: 400 lugares
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
(21) 2620-1624

Foto: Divulgação

0 comentários: