Telma Tavares canta para namorados no Palácio de Cristal

08 junho 2010 |


No próximo sábado, 12 de junho, às 18 horas, a cantora e compositora Telma Tavares estará no palco do Palácio de Cristal - pelo projeto "Som & Cristal". O show, em homenagem ao Dia dos Namorados, terá um repertório especial e baseado em alguns dos maiores hits de Chico Buarque, Gonzaguinha, Rita Lee, Adriana Calcanhoto, Lenine, Nando Reis, e músicas da própria compositora em parceria com Roque Ferreira. "Acesa", dela com Roque e que titula o novo trabalho de Alcione, será uma das canções que a artista apresentará ao público petropolitano. Telma (voz e violão) terá a companhia do músico Marcelo de Luca ( violão). A entrada será gratuita e o endereço do Palácio de Cristal é: rua Alfredo Pachá, s/nº - Centro - Fone - 24- 2247.3721. Classificação livre.

Atualmente,Telma Tavares está finalizando seu segundo álbum, "Veia Mestiça", com sambas de todas as vertentes e participações especiais de Alcione, Leci Brandão e Roque Ferreira. Nada mal para quem teve convidados no primeiro disco como Chico Buarque e Hermeto Pascoal, dentre outras feras de nossa música.

A apresentação no Palácio de Cristal será única e inteiramente dedicada aos namorados, mas Telma já está montando uma nova banda para fazer o lançamento do CD, ainda este ano. A artista ganhou inúmeros festivais, participou de espetáculos maravilhosos como "A história de João-Joana" e "Alabê de Jerusalém"; foi backing vocal de Beth Carvalho e Hermeto Pascoal, dentre outros; cantou em vários países, como Marrocos e Cuba. Telma Tavares também comandou dois programas dedicados à MPB e ao Samba na extinta rádio Viva Rio, participou, como locutora, do programa de Noca da Portela na 94 FM - Roquette Pinto; gravou com alguns nomes como Alcione ("Porto d`alma", em parceria com Tainã Uarani, "Corpo Fechado", "Agarradinho" e "Acesa", todas compostas com Roque Ferreira, e "Nair Grande", feita com Paulo César Feital) e ainda tem admiradores importantes como Ricardo Cravo Albin, que escreveu :"- Há cantoras e cantoras. Cantoras há que fazem de tudo muito bem. Só que lhes falta um pequeno e necessaríssimo detalhe: não tem voz. São os chamados arranjos, modismos, empulhações numa palavra mais certeira. Cantoras há, contudo, que cantam. Isto é, tem voz. Agora cantar bem é outra coisa. E que exige um somatório de várias virtudes. Telma Tavares se inclui nesta honrosa categoria".

PALÁCIO DE CRISTAL - FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS

Localizado na antiga praça da Confluência foi construído nas Oficinas da Sociedade Anônima de Saint-Sauvers Les Arras, na França em 1879, para a Associação Hortícola de Petrópolis, da qual era presidente o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, destinado a servir de local para exposições e festas. Foi inaugurado em 1884.

A sua mais bela festa foi realizada no domingo de Páscoa de 1888, na qual a princesa Isabel junto a seus filhos, entregou cartas de alforria a escravos, a maioria indenizando os seus senhores com notável campanha desenvolvida na cidade.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Confluência.

Conhece-se pelo nome de Palácio de Cristal não apenas o pavilhão, produto da Revolução Industrial que acontecia na Europa, como o próprio logradouro, totalmente ajardinado e com repuxos.

Foto: CRISTINA GRANATO

0 comentários: