Exposição fotográfica Orquestra de Cordas da Grota

24 julho 2010 |

Com a proposta de recontar a história da Orquestra de Cordas da Grota, será inaugurada, no dia 03 de agosto, na Sala Carlos Couto, uma exposição fotográfica, coordenada pelo fotógrafo Humberto Medeiros. A mostra terá o eixo cronológico bem definido pelos três momentos propostos.

“Garimpamos fotos com mensagens fortes e que exprimem bem o espírito do projeto, desde a horta até os dias atuais no Espaço Cultural da Grota. É o retrato do sonho realizado, daquilo que muitos acreditavam que poderia acontecer e, de fato, aconteceu. E estará tudo devidamente registrado na exposição”, conta Humberto Medeiros.

A Orquestra

Da horta do quintal de Dona Otávia Selles, na favela da Grota do Surucucu, nasceram muitos e bons frutos. No espaço onde, desde os anos 80, a professora dedicava parte do seu tempo a aulas de reforço escolar; costura; artesanato, além das de plantio, para ocupar o tempo ocioso de crianças e jovens, se enraizaram fortes ideais de inclusão social e cidadania.

Além de ver a família da horta e dos demais ofícios crescer, dia a dia, foi nesse mesmo quintal que dona Otávia também incentivou e viu nascer o trabalho de educação musical pelas mãos do seu filho, o músico Márcio Selles e de sua nora, a também musicista, Lenora Mendes. As aulas de flauta doce cativaram, mas foi do encantamento pelo som do violino que surgiu a Orquestra de Cordas da Grota.

O projeto social, que já recebeu mais de 750 crianças e jovens e atende, hoje, mais de 250, na Grota e em algumas comunidades vizinhas, funciona no Espaço Cultural da Grota. Lá também acontecem aulas de viola, violoncelo, violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral. Sem deixar de chamar a nova sede de horta, a família da OCG se orgulha de ser repleta de pessoas que, efetivamente, cresceram e encontraram nos ofícios ensinados, motivos de transformação das suas vidas.

Exposição fotográfica Orquestra de Cordas da Grota: 15anos, antes e depois.
Abertura: 03 de agosto, às 19h
Visitação: 04 a 29 de agosto
Horário: terça a sexta das 10h às 18h; Sábados, domingos e feriados das 15h ás 18h
ENTRADA FRANCA
Local: Sala Carlos Couto
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro de Niterói (anexo ao Teatro Municipal).
(21)2620-1624

0 comentários: