CCBB dá início ao ciclo Arte e Vanguarda na Internet

06 agosto 2010 |


Nos dias 10 e 24 de agosto, às 18h30, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza os dois primeiros debates do ciclo Arte e Vanguarda na Internet, que acontecerá mensalmente até novembro.

A Web Arte é o tema do primeiro encontro, que contará com a participação da escritora e midiartista Giselle Beiguelman e da pesquisadora e coordenadora do projeto Midiarte e do Pontão de Cultura Digital da UFRJ, Ivana Bentes.

Com transmissão online pela TV UOL, o segundo debate vai enfocar o Teatro na Rede e terá como convidados o diretor Jefferson Miranda e a atriz Renata Jesion, criadora do projeto virtual Teatro para Alguém.

A mediação será dos jornalistas Mauro Ventura e Oona Castro, que participará do debate do dia 24, encaminhando as perguntas dos internautas.

O Projeto
O objetivo do ciclo Arte e Vanguarda na Internet é o de pensar a Internet como suporte para as várias artes -- música, literatura, teatro, artes plásticas, fotografia -- e para o jornalismo, num total de seis encontros, sendo três debates com transmissão online pela TV UOL e três off line. "O que estamos propondo é discutir a Internet no que ela tem de mais radical: seu potencial artístico e crítico, suas possibilidades de expressão -- características que estão revolucionando não só nossa vida diária, mas a forma como a informação e a arte circulam no mundo contemporâneo", diz Marcos Mantoan, Gerente do CCBB Rio de Janeiro.

Nos próximos meses, o ciclo contará ainda com a presença dos jornalistas Luiz Carlos Azenha e Mauro Santayana; dos fotógrafos Arthur Omar e Claudia Jaguaribe; dos escritores Daniel Galera e João Paulo Cuenca; do tecladista do Skank, Henrique Portugal, e do jornalista Irineu Franco Perpétuo, autor do livro O Futuro da Música Depois da Morte do CD.

Currículos
Giselle Beiguelman é autora dos premiados O Livro Depois do Livro, egoscópio e Paisagem (com Marcus Bastos e Rafael Marchetti). Desenvolve projetos envolvendo dispositivos de comunicação móvel desde 2001, quando criou Wop Art, elogiado pela imprensa nacional e internacional, incluindo The Guardian (Inglaterra) e Neural (Itália), e arte que envolve o acesso público a painéis eletrônicos via Internet, SMS e MMS, como Leste o Leste?, egoscópio (2002) , resenhado pelo New York Times, Poétrica (2003) e esc for escape (2004). Seu trabalho aparece em antologias importantes e obras de referência devotadas às artes digitais on line como o Yale University Library Research Guide for Mass Media e Information Arts: Intersections of Art, Science, and Technology (S. Wilson, MIT Press, 2001).

Ivana Bentes é doutora em Comunicação pela UFRJ, diretora da Escola de Comunicação da mesma universidade, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, pesquisadora do CNPQ, coordenadora do projeto Midiarte e coordenadora do Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação da UFRJ.

Jefferson Miranda é diretor da Cia Teatro Autônomo, com a qual realizou os espetáculos Sísifo, Mann na Praia, Minh’Alma É Imortal, 7x²=y – Uma Parábola que Passa pela Origem, A Noite de Todas as Ceias, Uma Coisa que Não Tem Nome (E que Se Perdeu), Um Bando Chamado Desejo, Deve Haver Algum Sentido em Mim que Basta e Nu de Mim Mesmo, para os quais criou também os figurinos. Além do trabalho com a Cia Teatro Autônomo, dirigiu o espetáculo O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo, sobre vida-obra de Oswald de Andrade. Ministrou oficinas para atores em São Paulo, em 1997, dentro do projeto Buscas, Rupturas e Transgressões. Atualmente coordena um grupo de atores dentro do projeto Teatro em Laboratório, no Rio.

Renata Jesion é atriz, diretora, idealizadora do Teatro Para Alguém, o primeiro teatro virtual do país. Inicia sua carreira de atriz e diretora em 1992, em São Paulo, no Centro de Pesquisa Teatral, com Antunes Filho, onde permanece por quatro anos como atriz e assistente de direção. Em seguida trabalha com diversos diretores, como Gerald Thomas, Leonardo Medeiros, Camila Amado, entre outros. Atualmente dedica-se em tempo integral ao Teatro Para Alguém (www.teatroparaalguem.com.br), um site que conta com a participação dos mais variados autores literários e dramaturgos, atores, diretores de cinema e teatro, cujo objetivo é o de buscar uma nova linguagem, um híbrido de teatro, cinema e televisão.

Os debates Web Arte e Teatro na Rede: o Palco Eletrônico serão realizados no Teatro II e as senhas para os eventos podem ser retiradas com uma hora de antecedência, na bilheteria.

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site WWW.bb.com.br/cultura


PROGRAMAÇÃO DO CICLO
10 AGOSTO
WEB ARTE
Debatedores: Giselle Beiguelman e Ivana Bentes
Mediação: Mauro Ventura

24 AGOSTO (com transmissão online pela TV UOL)
TEATRO NA REDE: O PALCO ELETRÔNICO
Debatedores: Jefferson Miranda e Renata Jesion
Mediação: Mauro Ventura e Oona Castro

21 SETEMBRO (com transmissão online pela TV UOL)
BLOGOSFERA: A IMPRENSA ALTERNATIVA DO SÉCULO 21?
Debatedores: Luiz Carlos Azenha e Mauro Santayana
Mediação: Mauro Ventura e Oona Castro

19 OUTUBRO (com transmissão online pela TV UOL)
MUITO ALÉM DA FOTOGRAFIA
Debatedores: Cláudia Jaguaribe e Arthur Omar
Mediação: Mauro Ventura e Oona Castro

09 NOVEMBRO
LITERATURA NA INTERNET
Debatedores: Daniel Galera e João Paulo Cuenca
Mediação: Mauro Ventura

23 NOVEMBRO
MÚSICA E INTERATIVIDADE
Debatedores: Henrique Portugal e Irineu Franco Perpétuo
Mediação: Mauro Ventura


PARA ROTEIRO
Programa: Arte e Vanguarda na Internet
Patrocínio : Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Curadora: Beatriz Carolina Gonçalves

10 AGOSTO
WEB ARTE
Debatedores: Giselle Beiguelman e Ivana Bentes
Mediação: Mauro Ventura

24 AGOSTO (com transmissão online pela TV UOL)
TEATRO NA REDE: O PALCO ELETRÔNICO
Debatedores: Jefferson Miranda e Renata Jesion
Mediação: Mauro Ventura e Oona Castro

Horário: Das 18h30 às 20h30
Local: Teatro II
Capacidade: 158 lugares
Duração: 120 min.
Recomendação: 12 anos

Entrada gratuita: Retirar senhas na bilheteria uma hora antes do evento

Centro Cultural Banco do Brasil RJ
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Informações: (21) 3808-2020
bb.com.br/cultura

***Na foto em destaque, Ivana Bentes
Foto: Gianne Carvalho

0 comentários: