ARTES PLÁSTICAS E DEFICIÊNCIA VISUAL EM NITERÓI

26 outubro 2010 |

Mesa Redonda:
ARTES PLÁSTICAS E DEFICIÊNCIA VISUAL:
Percepção estética ou experiência sensorial?

Será que a arte é percebida da mesma forma por todas as pessoas? A criação em arte demanda condições adequadas para se manifestar esteticamente? Como o deficiente visual pode ter experiência significativa com a produção cultural extremamente visual? Qual a contribuição dos museus para com esse público? Há caminhos possíveis nessa relação? Buscando tocar essas e outras questões, foi organizada a mesa redonda: Artes plásticas e deficiência visual: Percepção estética ou experiência visual, que pretende abordar diferentes aspectos no que tangencia a experiência museu, arte e deficiência visual.
Palestrantes:Virgínia Kastrup

Doutora em Psicologia pela PUC-SP e Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ. É pesquisadora do CNPq e uma das fundadoras do NUCC – Núcleo de Pesquisa Cognição & Coletivos/ UFRJ. Autora de A Invenção de si e do mundo (Autêntica, 2007) e de diversos artigos em revistas especializadas. Suas pesquisas são voltadas para os temas: aprendizagem inventiva, atenção, oficinas de práticas artísticas e, mais recentemente, deficiência visual.

Ana Prado

Graduada em Letras, especialista em língua portuguesa, educação inclusiva e psicomotricidade. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação, na coordenação de Educação Especial da Fundação Municipal de Niterói.

Virgínia Vendramini

Artista plástica que nasceu com menos de 10% da visão e ainda na infância ficou cega. Trabalha com escultura e tapeçaria. A exuberância das cores dos seus tapetes impressiona aqueles que podem enxergar.

Público:
Profissionais da saúde, assistente social, graduandos, professores, profissionais de museus e todos os interessados no tema.

Participação: gratuita

Data: 04 de novembro de 2010

Horário: 10h

Local: Museu do Ingá
Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói, RJ.

0 comentários: