VELHA GUARDA DA MANGUEIRA E IVO MEIRELLES

02 fevereiro 2011 |


TAIS ARTISTAS SERÃO AS PRÓXIMAS ATRAÇÕES DA SÉRIE "SAMBA E VERÃO NAS RIMAS DA PAIXÃO" - TERÇA, 08 DE FEVEREIRO, 19 HORAS, NO SESC GINÁSTICO (RJ)

Depois do suíngue e romantismo da cantora Alcione, o projeto Som de Verão, na inédita série temática Samba e Verão nas Rimas da Paixão, reunirá, no palco do Sesc Ginástico, dia 08 de fevereiro, às 19 horas, o tradicionalismo da Velha Guarda da Mangueira e o inovador músico/compositor (e presidente da Mangueira) Ivo Meirelles. A série, programada para todas as terças de fevereiro, é uma parceria entre o Sesc Rio e a Verastar Criações Artísticas e Culturais, da empresária Rita Vilani. O espetáculo será pontuado por sambas antológicos que falam de amor, paixão, encontros e desencontros. Além, naturalmente, daqueles que fazem parte da história da Mangueira e exaltam a tão querida Estação Primeira.

A tradicional política de preços populares com ingressos a 20 (inteira), 10 reais (estudantes, idosos, etc....) e 5 reais ( 80 primeiros comerciários) será mantida.

Destaques no roteiro selecionado para o show : "Aí, que Saudades da Amélia" (Mário Lago/Ataulpho Alves),. "Sei lá, Mangueira" (Paulinho da Viola/ Hermílio Bello de Carvalho), "Piano na Mangueira" (Tom Jobim/Chico Buarque), " Favela" (Padeirinho/Jorginho)), "Corra e Olhe o Céu (Cartola/ Dalmo Castello), "Folhas Secas" (Nelson Cavaquinho/ Guilherme de Brito), "Agoniza mas não morre" (Nelson Sargento), dentre muitas outras canções que constam do elogiado dvd do conjunto. E, conforme mencionado, sambas de enredo antológicos e que caíram na boca do povão, tais como: "Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu", " Chico Buarque da Mangueira", "Yes, nós temos Braguinha", "Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira têm", e inúmeros outros.

A Velha Guarda de uma das mais queridas Escolas de Sambas do Brasil foi criada em 1956 buscando valorizar seus compositores e para mostrar que Mangueira não era só Carnaval. Da formação inicial fizeram parte os mesmos compositores notáveis da fundação. De 1956 a 1988 várias substituições foram feitas até chegar à formação atual com um grupo show que faz apresentações por todo o Brasil e exterior. O conjunto tem a direção musical e artística de Josimar Monteiro, violonista 7 cordas. Em 1999, a Velha Guarda da Mangueira viajou para França, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Áustria e ainda foi indicada ao prêmio máximo da música internacional : o “Grammy Latino 2000”, na categoria melhor CD de Samba.
A atual formação da Velha Guarda da Mangueira é : Tia Zélia, Soninha, Zenith, Erivá, Sapoty, Ary, Genuíno, Mocinho, Rody e Siqueira.

Foto: Divulgação

0 comentários: