HOMENAGEM AOS TEATROS MONUMENTOS

05 março 2011 |

HOMENAGEM AOS TEATROS MONUMENTOS

Uma exposição de fotografias, organizada pela curadora Teca Nicolau, permitirá ao público um passeio pelo interior e exterior dos teatros tombados pelo patrimônio histórico do país, no período de 16 a 30 de março, de terça a sexta de 10h às 18h, sábados, domingos e feriados de 15h as 18h, na Sala Couto, na Rua XV de novembro, 35- Centro- Niterói.

TEATRO ALBERTO MARANHÃO

O Teatro Alberto Maranhão é monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Conserva ainda linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século passado. Sua construção teve início em 1898 obedecendo à planta do engenheiro José de Berredo, no Governo Ferreira Chaves, sob a direção do major Theodósio Paiva. Em 1988 a Fundação José Augusto iniciou uma nova reforma, incluindo camarins, salão nobre, jardim, platéia e palco, buscando restaurá-lo, sob supervisão técnica da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado com recursos da Fundação Banco do Brasil.

Praça Augusto Severo, S/N – Ribeira – Natal-RN
(84) 222-3669 / 611-1942 – FAX (84) 211-0232


TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Segundo mais antigo do Brasil, foi fundado com o nome de Teatro da União por dois comerciantes portugueses em 1817. No projeto original, o teatro se estenderia até o Largo do Carmo, mas acabou reduzido por um veto da Igreja. Baseado no chamado teatro de platéia italiano, em formato ferradura, a Casa tem o estilo neoclássico e capacidade para 750 espectadores, distribuídos em 4 andares. Apenas em 1922 ganhou o nome atual.

Ao longo dos seus 187 anos, essa importante casa de espetáculos enfrentou inúmeras crises, resistindo ao tempo, mantendo seu inegável valor histórico, artístico e cultural e firmando-se como patrimônio de todos os maranhenses.
Godofredo Viana, 132 – Centro
São Luiz/ MA -031-98-3218-9900


TEATRO CASTRO ALVES

Inaugurado em 1967, o Teatro Castro Alves – TCA firmou-se como um dos teatros mais importantes e arrojados do Brasil. Seu projeto arquitetônico, de Bina Fonyat e Humberto Lopes, recebeu menção honrosa na 1ª Bienal de Artes Plásticas de Teatro em São Paulo em 1957.

Após duas décadas de funcionamento, foi fechado para reforma e reinaugurado em 1993. Desde 2007, foram desenvolvidas ações de diagnóstico e projetos para atender demandas técnicas, acústicas, de intervenções físicas, de redistribuição e de preservação do Complexo que culminaram na realização, em 2010, do Concurso Público Nacional que selecionou o Anteprojeto Arquitetônico para Requalificação e Ampliação do TCA.

Praça Dois de Julho, s/n Campo Grande
Salvador – BA


THEATRO DA PAZ

Considerada uma das maiores casas de espetáculo do Brasil, o Theatro da Paz, situado em Belém/PA, foi inaugurado em 15 de fevereiro do ano de 1878. Sua arquitetura foi baseada no Teatro Scalla, situado em Milão (Itália), sendo destacado o estilo neoclássico em todos os seus detalhes. Compõem ainda a decoração do prédio, várias peças vindas de países como a França, Inglaterra, Bélgica, Itália e Estados Unidos, entre outros.

Grandes apresentações se sucederam ao longo dos 133 anos do magnífico Theatro da Paz, que atualmente apresenta-se restaurado conforme os padrões originais, de modo a aliar o moderno e o histórico, sem, no entanto, descaracterizar todo o esplendor de sua autenticidade.

Praça da República, Rua da Paz s/n – Centro
Belém/PA

TEATRO DE SABARÁ

A construção do prédio atual teve início em 1818 e sua inauguração oficial em 02 de Junho de 1819 por ocasião das festas comemorativas do nascimento da Sereníssima Infanta Dona Maria da Glória, Princesa da Beira. Um dos fatos mais interessantes na história do Teatro de Sabará foi a constante participação do povo, tanto na construção do prédio como em sua manutenção durante quase um século de ofício. Aos poucos os cotistas proprietários foram doando suas ações à Santa Casa de Sabará que mantinha a maioria das cotas na ocasião de seu tombamento.

Rua: Dom Pedro ll, 200- Centro
Sabará/MG

TEATRO DEODORO

Construído sob inspiração neoclássica, de estilo eclético e inaugurado, no dia 15 de novembro de 1910. A festa, que reuniu a alta sociedade alagoana, artistas e intelectuais, integrou a programação cívica das comemorações do 21º aniversário da Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil, com desfile de estudantes e militares pelas ruas centrais de Maceió. Estava, assim, concluído o mais significativo monumento, complexo de praça e teatro, do imaginário republicano em Alagoas. Lucila Perez e Antônio Ramos foram os primeiros atores a representar no palco do Teatro Deodoro. O programa da festa de inauguração do Deodoro prestigiou o teatro local, com a montagem do diálogo "Um Beijo", do alagoano J. Brito, e o teatro e a política nacionais, com a peça "O Dote", de Arthur Azevedo.

A única casa de espetáculos de Maceió, misto de templo das artes cênicas e palácio do povo, completou 100 anos testemunhando a sensibilidade e a mentalidade alagoana.

Praça Marechal Deodoro, s/n Centro
Maceió- Alagoas-

TEATRO GUAIRA

O antigo Teatro São Theodoro, após passar por ampla reforma é reinaugurado sob o nome de Teatro Guaira em 03 de novembro de 1900. Ostentando na fachada o novo nome, o Teatro foi dotado de luz elétrica, teve sua platéia ampliada e a cúpula elevada. Somente em 1952, inicia-se a construção no novo Teatro Guaira, agora um complexo de 17 mil metros quadrados de área construída, com três auditórios, com capacidade para 2176, lugares, 500 e 123, respectivamente.

Hoje o Guaira abriga a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaira, o Grupo G2 de Danças, a Escola de Danças Clássicas e o Teatro José Maria Santos. Em 2003, o Teatro Guaira foi tombado como Patrimônio Cultural do Estado do Paraná.

Rua XV de novembro, 971- Centro
Curitiba- Paraná
41-3304-7999

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Inaugurado a 17 de junho de 1910 incorpora um jardim projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e o Centro de Artes Cênicas do Ceará – Cena, anexo à edificação histórica. O teatro-monumento, tombado em 1964 pelo atual Iphan, é constituído por duas edificações ligadas por um pátio interno. O bloco frontal, em estilo neoclássico e a sala de espetáculos, em estilo Art Nouveau, com estrutura metálica trazida de Glasgow, Escócia. As pinturas artísticas têm vários autores brasileiros: Jacinto de Matos, João Vicente, José de Paula Barros, Rodolfo Amoedo e Ramos Cotôco.

O primeiro grande restauro, finalizado em 1975, ampliou o TJA com o jardim de Burle Marx. No segundo grande restauro, finalizado em 1991, Burle Marx refez o projeto de jardim e um anexo foi incorporado. O Theatro José de Alencar é um dos cinco teatros jardins do mundo.

Praça José de Alencar, s/n-60033-976
Fortaleza/Ceará

TEATRO MUNICIPAL JOÃO CAETANO

Segundo muitos historiadores, o teatro brasileiro nasceu no então pequeno palco da Rua XV de Novembro, em 1827, quando João Caetano estreou ali sua Companhia Dramática Nacional. Em 1842, ele adquiriu a casa e a transformou no Teatro Santa Teresa. Após a morte de João Caetano, em 1863, o teatro entrou em decadência e quase veio a ruir. Durante décadas passou por sucessivas reformas que acabaram por descaracterizar o projeto original, de inspiração neoclássica.

De 1991 a 1995, o teatro passou por sério trabalho de restauração, sendo reinaugurado em 19 de dezembro de 1995. Com capacidade para 400 pessoas, o Teatro Municipal de Niterói ganhou o que há de mais moderno em equipamentos de segurança e conforto. O teatro tem sido palco de sucessivas estreias nacionais.

Rua XV de Novembro, 35- Icaraí- Niterói
(21) 2620-1624

TEATRO MUNICIPAL DE OURO PRETO

Construída em 1769, por João de Souza Lisboa, a Casa da Ópera de Vila Rica, hoje Teatro Municipal de Ouro Preto, foi inaugurada em 06 de junho de 1770 para o aniversário do Rei Dom José I. É o mais antigo teatro em funcionamento na América Latina. Seu construtor se preocupou em formar um bom elenco, trazendo artistas de várias cidades, movimentando o teatro com vasto repertório. O poeta Cláudio Manoel da Costa foi um dos dramaturgos que mais contribuíram para o sucesso da casa. A decoração do alto do proscênio é uma pintura sobre madeira, com símbolos que nos remetem à comédia, à tragédia e à música.

Brigadeiro Musqueira, s/n- Centro
Ouro Preto- MG

TEATRO DE PIRENÓPOLIS

O Teatro de Pirenópolis, um dos mais importantes prédios históricos do Estado, foi fundado em 1899 graças ao esforço de um homem simples e sua família. O lavrador Sebastião Pompeu de Pina contou com a ajuda da comunidade para construir o teatro. Outra valiosa ajuda foi de sua esposa Maria D`Abadia Mendonça Pina, que fez rifas e vendeu biscoitos para arrecadar dinheiro para a obra. Após a morte de seu fundador transformou-se em residência.Voltou a funcionar em 1990.Sete anos depois, porém, foi interditado pela Justiça porque sua condição precária representava perigo para o público.

Tombado como patrimônio cultural, o teatro foi completamente restaurado em 1999.

Av. Comendador Joaquim Alves, s/n – Centro – Pirenópolis
Goiás

THEATRO SÃO JOÃO

O Theatro São João, obra de Francisco Therézio Porto Neto construída em 1876, era considerado símbolo do desenvolvimento cultural da Lapa. Sua inauguração foi marcada pela presença da atriz espanhola Peppa Ruiz. Construído a partir da iniciativa da Associação Literária Lapeana, teve autoria do projeto e construção de Francisco Therézio Porto Neto, primeiro engenheiro do Paraná. Não existe data histórica de sua inauguração, mas como foi encontrada a seguinte inscrição em um dos camarotes na primeira grande reforma em 1976: “Benedito e Alice, Isaías Lima Cruz, marceneiro, 1876,” e a Associação Literária foi fundada em 1873, e a visita de Dom Pedro II data de 1880, foi adotada esta data da inscrição do camarote como a mais provável: 1876”.

Praça General Carneiro, s/n – Centro
Lapa/Paraná - 031-31-3911-1100

TEATRO SÃO PEDRO

A construção de um teatro que abrigasse com dignidade as diferentes manifestações culturais era um sonho que acompanhava governantes e população da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Em agosto de 1833, com o surgimento de um movimento para a edificação de um teatro no centro da capital gaúcha, o Presidente da Província, Manoel Antônio Galvão, emite Carta de Título através da qual é doado um terreno na praça principal da cidade. Em 27 de junho de 1858, Angelo Moniz da Silva Ferraz inaugura o imponente cenário para a vida cultural da cidade. Em 1973 o Theatro São Pedro foi fechado por absoluta inadequação e falta de condições de trabalho.Em 1975 Eva Sopher assume a direção dos trabalhos de restauração, a pedido do Governador do Estado.

A reabertura acontece em 27 de junho de 1984 e, desde então, a casa vem operando com uma intensa programação em todos os setores da Cultura.

Praça Marechal Deodoro, s/n - Centro
Porto Alegre/RS
031-513227-5100

0 comentários: