A cultura, a arte, a historia e as tradições italianas através das joias em ouro, prata e pedras preciosas criadas por Gerardo Sacco, conhecido como o “ourives das estrelas”, ou o “ourives do Papa”
O Istituto Italiano di Cultura, o Museu Histórico Nacional, e a Value Team apresentam a partir do dia 19 de julho de 2011 a exposição “Histórias preciosas da Magna Grécia ao terceiro milênio”, inédita no Brasil, com 150 joias em ouro, prata e pedras preciosas criadas pelo designer italiano Gerardo Sacco (1940, Crotone, Itália). O público vai se extasiar com a beleza e o refinamento das joias feitas em ouro, prata, brilhantes, coral, âmbar, pérolas, turquesas, esmeraldas, safiras, rubis, ágata, lápis-lazzuli, ametistas e turmalinas. A exposição homenageia os 150 anos de unificação da Itália.
Gerardo Sacco é cultuado na Itália por seu trabalho junto ao cinema, ao teatro, à televisão e em arte sacra, onde é o mais presente ourives no Museu do Vaticano. Sua pesquisa, realizada no atelilê de sua cidade natal, na Calábria, parte da tradição da ourivesaria grega antiga e passeia confortavelmente pela arte bizantina, renascentista e barroca. Sua trajetória iniciada no ambiente dos ourives artesanais, alcança o requinte de joalheiros como Van Cleef e Tiffany até chegar aos museus, que em todo o mundo recebem suas joias para exposições.
As peças estarão divididas em sete módulos: Magna Grecia (colares inspirados no período da Magna Grécia), Arberesche (tradição cultural albanesa), Mares e Mitos (obras em coral e ouro que fazem referência aos mitos e às lendas do mar), Prataria popular (instrumentos da cultura camponesa do Mediterrâneo), Peças Únicas, Cinema Teatro e Televisão (dedicada às joias cenográficas), e Arte Sacra. Resguardadas em vitrines, as joias somam 120 kg. Algumas peças estarão em manequins, dispostos na exposição. Na abertura da mostra será realizado um desfile com algumas joias selecionadas. “Nunca teria imaginado chegar um dia a expor no interior do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro para um evento tão especial. O Brasil, um lugar tão longínquo da minha Calábria e da Itália, mas que graças a essa experiência sinto mais próximo”, afirma Gerardo Sacco - o ourives mais representado no Museu do Vaticano.
Histórias preciosas da Magna Grécia ao Terceiro Milênio Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro
Abertura: 19 de julho de 2011, às 19h
Exposição: 20 de julho a 11 de setembro de 2011
Organização: Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, próximo à Praça XV20021-200 – Centro, Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2550.9220 / 2550.9224
E-mail: mhn02@visualnet.com.brTerça a sexta-feira, das 10h às 17h30
Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Ingresso:R$ 6,00.
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM (International Council of Museum); funcionários do IPHAN e do IBRAM; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros entre 60 anos e 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.
Foto: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário