Quem não se lembra do programa “Espaço Público”, apresentado por Lúcia Leme, na TV Brasil, todo fim de noite? Informação precisa, pautas da atualidade e uma maneira muito educativa de levar ao telespectador as notícias mais relevantes durante o dia. A apresentadora, acompanhada por um grupo de debatedores, dava um outro ar à emissora, prezando pela boa qualidade do programa, principalmente em se tratando de conteúdo. Antes mesmo de sair do ar, admiradores criaram sites, ligaram para TV Brasil, enviaram e-mails e até jornalistas que, de fato compreendiam a significância da opção televisiva, deram seu apoio em diversas mídias, no intuito de sensibilizar a direção da emissora. Infelizmente, tudo em vão. O “Espaço Público” saiu do ar no dia 31 de julho de 2008 e a empresa estatal batia na tecla: “a estratégia da emissora é buscar uma perspectiva nacional nas atrações de debate e reflexão”. Mas, se um programa como o tal, que tinha uma via totalmente de utilidade pública e compromisso com a informação em termos gerais, não se encaixaria na programação de uma TV Pública, que canal poderia sustentar uma idéia tão sagaz como a do programa?
Enfim, TV Brasil, por favor, atenda o desejo do público e o devolva seu “Espaço Público”. De que adiantaria exibir somente o que uma certa direção – que pode ser mudada a qualquer momento – define como “o melhor” a ser exibido, se existe, do outro lado da tela, centenas de brasileiros que gritam: “queremos nosso Espaço Público na TV pública!”.
Mesmo com o programa fora do ar, o público mantém uma comunidade no orkut como forma de provar que o desejo ainda está de pé. Confira e participe desse movimento:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=8638417
Público, não desanime: ligue, envie e-mails para a TV Brasil, conserve o manifesto. O programa precisa voltar.
Foto: Edson Soares
9 comentários:
Realmente nos dias de hoje precisamos de conteúdos como este em nossa grade televisiva. Não somente para os que já prestigiaram este programa em outros tempos mas, que seja uma oportunidade de "saboreio" para nós, dessa nova época ! ESPAÇO PÚBLICO, volte para nós !
Felipe Almeida - Rio Bonito/Rj
Fica muito nítido que, no Brasil, os programas que tem conteúdo não são prioridade. Aliás, o horário do 'Espaço Público' (00:00h), desde quando era 'Olhar xxxx' atesta a minha opinião!
Parabéns Edson Soares pela iniciativa!
Fico sensibilizado em saber que o espaço fundamental para esclarecimentos indispensáveis para o público, são raros não TV brasileira, e por isso que o programa: Espaço Público não pode estar ausente na grade da TV Brasil que ainda é um diferencial no nosso país.
Sinceramente.
Lino Corrêa(Ator e Jornalista).
Parabéns a iniciativa e a constante luta pela cultura.
Estamos juntos.
Parabéns pela constante luta em busca dos valores culturais.
Estamos juntos grande abraço
É lamentável perder um programa de grande interesse do público. Principalmente se tratando de assuntos não abordados pela grande mídia.
Parabéns, pela iniciativa, amigo!! Te admiro muito! Jaciara
“a estratégia da emissora é buscar uma perspectiva nacional nas atrações de debate e reflexão”
OCurioso, pois o Sem Censura, por exemplo, é na minha opinião um programa carioca por excelência - isso não é um defeito, só inviabiliza o argumento. O Espaço Público abordava assuntos locais, nacionais e a internacionais. Não dá mesmo pra entender.
Na minha opinião, desde que a TVE do RJ virou Tv Brasil, a qualidade da programação caiu muito.
Postar um comentário