O município de Araruama esteve em festa neste fim de semana com o XIII Festival Araruamense de Capoeira. Houve campeonato infantil no dia 19 de agosto (sexta-feira), a partir das das 17h, na Praça Antônio Raposo. No sábado, às 10h, Roda de Divulgação da Arte na feira livre em frente à Escola Municipal Mário Revelles. À tarde, às 15h, no campeonato adulto, no Ginásio Darcy Ribeiro, muitas pessoas concetraram-se para prestigiar o evento. Com muita animação, no entoar das músicas e nas palmas, o evento foi algo marcante. Na abertura, o Mestre Cavalo conversou com seus alunos sobre a importância de realizarem um bom evento. “Gente, o bom evento é bom para a Capoeira”, enfatizou. Com muita paciência e atenção, orientou seus alunos sobre o valor da Capoeira.
O Grupo Independente de Capoeira de Araruama (GICAP) – primeiro grupo de Capoeira que nasceu na cidade – completa dez anos. “Estamos comemorando dez anos de sucesso e de reconhecimento da comunidade. No grupo temos 300 alunos e, como desenvolvemos o projeto em 18 escolas, temos um total de 2.000 alunos”, explicou.
Durante o campeonato, formou-se uma imensa roda e, em seu interior, os alunos faziam suas apresentações, e foram avaliados pelos seguintes jurados: Mestre Lequinho (Macaé), Mestrando Chacal (Belford Roxo-RJ), Mesrando Gula (São Paulo), Professor Ângelo (Mato Grosso) e Grão-mestre César (Minas Gerais). Ambos analisavam os participantes com muito cuidado. “Mestre cavalo é organizado e recepciona a todos muito bem. Ele tem o carisma de trazer as pessoas para cá..Tanto nos eventos dos grandes centros, como no interior, a qualidade das apresentações é a mesma. O bom de Araruama é que tem o apoio da Prefeitura, isso é fundamental”, comentou Mestrando Chacal. Ele ainda informou que, atualmente, é possível se ver em eventos assim, 30 ou 40 grupos de Capoeira reunidos. Antigamente, havia rivalidade.
Satisfeito com a participação, Mestre Cavalo, deseja que seus alunos criem senso de patriotismo. “Que os alunos se sintam bem felizes com este evento. Espero que, ao criarem senso de patriotismo com o grupo, chamem a atenção de outras pessoas e, com isso, tenhamos novos alunos”, disse.
Hoje, domingo, dia 21 de agosto, em comemoração ao Dia Municipal da Arte e Cultura da Capoeira, Araruama sedia o Encontro Nacional , com participação de capoeiristas de diversos estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo, a partir das 9h. Tanto o município, como o Mestre Cavalo e sua equipe contribuem para manutenção dessa cultura.
Confira mais alguns momentos do campeonato:
Fotos: Edson Soares.
1 comentários:
Meus parabens pela reportagem! E meus parabens para o Mestre Cavalo que trouxe para o seu evento diversos grupos e sobe conduzir muito bem o evento. A capoeira so tem a crecer com um profissional compromito com a capoeira como você, nao posso esquecer a educacao e respeito que seus alunos tem, isso e o exemplo positivo do Mestre que eles tem. Um forte abraço e podem contar comigo no próximo ano. Fiquem com Deus. Mestrando Chacal - Belford Roxo - RJ
Postar um comentário