Nelson Motta é o convidado do sexto debate da série ‘Filosofia e Rock’

07 outubro 2011 |

Nelson Motta - foto de Egberto Nogueira

 

“Rolling Stones e as Filosofias Negativas” é o tema do sexto debate do ciclo Filosofia do Rock, que acontecerá no dia 12 de outubro.  Para este encontro, a filósofa Marcia Tiburi receberá Nelson Motta para falar sobre a banda mais representativa do cenário do rock, a mais antiga e cujos músicos permanecem unidos, trabalhando até os dias de hoje.

 

Marcia Tiburi e Nelson Motta farão uma relação entre os Rolling Stones e as obras dos pensadores Georges Bataille, Sigmund Freud e Herbert Marcuse e de todos aqueles que ousaram repensar o prazer, a raiva e a euforia. 

 

Filosofia do Rock é o nome da série de apresentações que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promoverá até novembro, sempre a partir das 18h30, com entrada gratuita. A intenção é buscar um diálogo entre o rock e a filosofia traçando afinidades entre obras de nomes importantes do rock e a poética encontrada em suas canções com as principais correntes filosóficas do século XX.

 

Mestre e Doutora em Filosofia, Marcia Tiburi está à frente dos debates que fazem a plateia refletir sobre as questões antropológicas e históricas que definem o rock como fenômeno cultural e reflexivo.  “A filosofia é sempre crítica. Sua tarefa é pensar e a ideia destes encontros é pensar o rock, entender a história da juventude, ver em que sentido os jovens de ontem e de hoje se relacionam com o rock, tentar descobrir se o rock ainda tem algo a nos dizer”, informa Marcia Tiburi.

 

Marcia diz ainda que o objetivo é provocar pensamentos sobre o que se ouve, percebendo o que há além de sons e letras, quais as conexões com o estado da cultura, com as questões que se tornaram decisivas enquanto apareciam apenas como mero entretenimento da juventude.

 

A série de debates vem sendo realizada no Auditório do CCBB Rio e as senhas para os eventos podem ser retiradas com uma hora de antecedência na bilheteria.

 

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020.

Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura     

 

ENTRADA GRATUITA - mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

 

Foto: Egberto Nogueira

0 comentários: