Araruama participa da ‘Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres’

28 novembro 2011 |

A Prefeitura Municipal de Araruama, através da Coordenadoria da Mulher, participa da “Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”. O movimento ocorre simultaneamente, em todo mundo, desde o dia 25 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro. O evento conta com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A campanha educativa, luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos. Quatro datas significativas marcam as atividades :

- 25 de Novembro -  Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
- 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids
- 6 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
- 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos, (Marc Lepine), invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “você são todas feministas!?”, ele  assassinou 14 mulheres à queima roupa. Em seguida, suicidou-se.

O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.
Desde de o massacre em Montreal, foi lançada a Campanha do Laço Branco -“Homens pelo fim da Violência Contra a Mulher”. Esta campanha tem o objetivo de envolver e mobilizar os homens pelo fim da violência contra mulher.

Em Araruama as atividades começam no dia 25 de novembro, com mobilização, das 9h às 17h, na Praça da Bíblia, onde será feita conscientização da população, distribuição de material educativo e dos laços brancos.

No dia 3 de dezembro será a 1° Marcha Municipal pelo fim da Violência Contra as Mulheres. A concentração será na Praça da Bíblia, às 8h30.

Encerrando a campanha, no dia 10 de dezembro será a 1° Corrida Rústica das Mulheres em São Vicente de Paulo. O evento será ás 7h30 em frente ao CIEP de São Vicente de Paulo. A corrida é uma realização da Câmara Municipal dos Vereadores de Araruama em parceria com a Prefeitura Municipal.

0 comentários: