FALAR EM INGLÊS?

19 dezembro 2011 |

Foto Rosana Silveira1

 

O riobonitense gosta de falar em Inglês? A professora de Inglês Rosana Silveira observa que cada vez mais as pessoas, em Rio Bonito, buscam cursos e professores particulares para que possam aprender um pouco a citada Língua. “Não vejo as pessoas como tímidas, acho que a vergonha não é o maior obstáculo para que uma pessoa procure estudar Inglês, penso que o maior problema, infelizmente, seja o desinteresse e até mesmo a preguiça. No colégio é verdade que os alunos rejeitam um pouco a ideia de estudar gramática e mais ainda de fazer provas, mas na hora da fala, dos exemplos, nos momentos em que cito músicas, eles se divertem”, conta. Segundo Rosana, há muitos anos o idioma é considerado Língua Universal. “Tê-lo em seu currículo e dominá-lo é de suma importância para a conquista do mercado de trabalho nas áreas em que o Inglês se faz necessário, mas, por incrível que pareça, hoje em dia até mesmo onde ele não se faz necessário acaba sendo a chave para a conquista de um emprego”, afirma.

 

Rosana diz que, muitas pessoas desenvolvem uma imensa dificuldade no aprendizado do Inglês por dois motivos, geralmente. “Primeiro, tiveram muita dificuldade na época da escola; segundo, querem traduzir tudo que veem escrito e, assim, acabam por dificultar demais a compreensão das estruturas. Costumo dizer que a tradução é um terrível mal e vicia”, ensina. Muitas pessoas têm enorme dificuldade quanto à pronúncia, de acordo com a professora, mas, geralmente, é devido à própria dicção ou, então, são daquelas que leem tudo antes de ouvir. “É necessário, primeiro, ouvir, falar e, depois, observar o que está escrito, assim como quando uma criança aprende a falar”, orienta.

 

A professora traça uma pequena diferença entre o aprendizado na infância, adolescência e idade adulta. “Sabe por que as crianças aprendem com mais facilidade? Confiam no conhecimento do professor, não duvidam e pouco questionam. Sem contar que, dificilmente, sentem vergonha de errar”, pontua.

 

Foto: Arquivo pessoal de Rosana Silveira

0 comentários: