Ícones da cultura brasileira fazem travessia Guarujá-Rio de Janeiro, em jangada

15 fevereiro 2012 |

O artista plástico Gilmar Pinna, seu filho Baepi Pinna, campeão mundial de Vela na categoria laser, e o pescador cearense João de Castro, deram início no domingo, dia 12 de fevereiro, a uma aventura pela costa do Sudeste em uma jangada trazida de Fortaleza. A ação visa chamar a atenção da população e autoridades para a preservação e divulgação da cultura brasileira, antecipando outros projetos que o artista pretende desenvolver durante a Copa do Mundo e Olimpíadas tendo o tema como foco.  “Por conta dos grandes eventos que o Brasil vai sediar, acompanhamos na mídia em geral os enormes investimentos públicos e privados em infraestrutura, transporte, etc. Tudo isso é bem vindo, mas não podemos nos limitar a mostrar para o mundo hotéis luxuosos e estádios, temos que mostrar também nossa riqueza cultural” diz Gilmar.

 

No domingo (dia 12) desembarcam em Ilhabela, onde ficarão até que haja condições de navegação, pois a falta de vento impede que continuem a viagem pelos próximos dias. Segundo a meteorologia, as condições ideais  só devem acontecer na próxima semana. Desde que saíram, as condições climáticas  não eram das melhores. O tempo fechado e a pouca quantidade de vento podem prolongar o tempo de viagem.

 

Concluída a aventura, a jangada utilizada para a empreitada ficará em exposição no Bosque Maia. “A jangada é precursora da navegação à vela no Brasil e um símbolo da cultura cearense. Tendo em vista que Guarulhos não tem mar, mas tem uma enorme concentração de nordestinos, pretendemos promover o intercâmbio cultural no município”, argumenta Gilmar.” Além disso é um meio de transporte e pesca de subsistência do Nordeste, que está em extinção e precisamos chamar a atenção para isso” complementa.

 

Baepi Pinna, campeão mundial de Vela na categoria laser, acostumado a velejar em embarcações modernas, disse estar ansioso para o desfecho da aventura. “Apesar de as condições da jangada não serem as mais aconchegantes, a causa nos dá bastante inspiração”, comenta. 

 

João de Castro, que desde os 10 anos de idade pesca no Ceará usando jangadas, disse estar contente em contribuir para mostrar a sociedade um pouco da cultura de seu estado. “É a primeira vez que deixo minha terra e estou muito contente de conhecer Guarulhos e poder navegar por outros mares. Lá no Ceará nossa atividade de pescador está difícil, e vou aproveitar a oportunidade pra contar isso aqui no Sudeste”, diz.

 

Em meio a iates e barcos que custam cifras milionárias, a partida da tripulação a bordo da Jangada chamou a atenção de dezenas de pessoas que acompanharam a partida. Na despedida, Gilmar Pinna agradeceu diretamente ao prefeito Sebastião Almeida, ao governo do Ceará e a Transportadora Confiança que estão sendo parceiros para a iniciativa.       

0 comentários: