Últimas Homenagens à Rainha Do Chorinho

29 março 2012 |


Por Lino Corrêa

Um enfarte, um dia depois de participar de uma gravação da Globonews no programa Sarau do Chico Pinheiro que celebrava seus 70 anos de carreira, matou a cantora Ademilde Fonseca, na última terça-feira à noite. Ela estava em casa. Ademilde foi a primeira artista a cantar choro, em 1942. Até então, tratava-se de um gênero estritamente instrumental. Ficou conhecida como "a rainha do chorinho".

"Ela estava bem, era uma pessoa de hábitos muito saudáveis, não cometia excessos, estava lúcida. Tinha as coisinhas normais da idade, mas nada que a fizesse ficar acamada", lamentou a cantora Ellen de Lima, sua amiga. "Convivo com ela desde antes da Rádio Nacional, já viajávamos juntas. São mais de 50 anos de amizade. Com a morte de Nora Ney (em 2003), ela passou a fazer conosco os shows Cantoras do Rádio. No gênero dela, era um ícone, única, eterna".

Nasceu no Rio Grande do Norte e lá morou até 1940. Cantava desde criança e na adolescência passou a participar de serestas, vindo a se casar com um violonista seresteiro.

Em 1941, foi para o Rio. Na cidade, receberia de Benedito Lacerda o título de rainha. Em 1942, gravou o primeiro dos mais de 50 discos (a maior parte, 78 rotações; nos anos 40, 50 e 60, por vezes lançou mais de um por ano). Os maiores sucessos seriam "Tico-Tico no Fubá" - o primeiro de todos -, "Brasileirinho", "O Que Vier Eu Traço" e "Apanhei-te Cavaquinho". Apresentou-se com Canhoto, Jacob do Bandolim e Pixinguinha e com a orquestra de Radamés Gnattali. Também gravou maxixes, marchas e sambas. Excursionou pelo País e pela Europa.

Em 18 de março de 2012 a cantora Ademilde Fonseca realizou um show maravilhoso no SANTANDER CULTURAL na Rua Sete de Setembro 1028 em Porto Alegre, foi um show muito especial na sua carreira e nos 91 anos de idade recem completados no dia 04/03/2012, nesse show ela foi ovacionada com aplausos que duravam mais de 5 minutos.


No velório do seu corpo no Cemitério São João Batista estiveram presentes artistas, fãs, amigos, familiares que lotavam cantavam, oravam, se emocionavam pra se despedir da nossa eterna Rainha Do Chorinho e quem esteve presente jamais esquecerá essa emoção coletiva. Entre os artistas, Herminio Bello De Carvalho, Serguei, Baby do Brasil, Lady Francisco, Dóris Monteiro, Ellen De Lima, Lino Corrêa, Simon Cury(que acabou de lançar mais um dos seus livros(Gonzagão e Gonzaguinha, Encontros e Despedidas), o fã clube Emilinha Borba, o fã Clube Marlene, o fã Clube da própria Ademilde Fonseca. Fernando Reski, cantores de Chorinho, Ricardo Cravo Albin, Ismael Costa, Ângelo Mattos, Márcio Gomes, entre outros, e vários jornalistas da imprensa carioca.

A Baby Do Brasil fez uma bela oração e um agradecimento a sua idola, e cantou Brasileirinho acompanhada por todos , mesmo numa tarde chuvosa no Rio de Janeiro, o Cemitério São João Batista no bairro de Botafogo foi palco dessa mais que justa e merecida homenagem ao corpo da Rainha do Chorinho que foi sepultada as 17hs ontem dia 28/03/12.

A sua filha e também cantora Eymar Fonseca estava amparada pelo seu marido Airton, filhas e netos, mas o amor espontaneo de todos presentes ainda a impulsionou a arriscar a cantar entre lágrimas para sua mãe.

Vá em paz Ademilde Fonseca e sei que nossa real MPB ficou mais pobre , mas agora temos mais uma estrela acesa no céu... Você deixa uma história rica como artista, como ser humano, como mãe, avó, bisavó, amiga, e tenho certeza que essa sua luz agora ilumina nossas almas. Obrigado por você fazer parte das nossas mais puras emoções.

Foto: Arquivo pessoal de Lino Corrêa

0 comentários: