Mauro Beni da 'Mega TV': a experiência de um batalhador

04 agosto 2012 |



O apresentador da Mega TV, em São Paulo, Mauro Henrique Beni, traduz simpatia e credibilidade em seus trabalhos. Profissional dedicado, iniciou sua carreira depois de completar o curso de atores no INDAC Escola de Atores, com supervisão de Antunes Filho, em 1994. "Percebi minha aptidão quando, depois de muitas 'figurações' em comerciais de TV, passei para coadjuvante e logo já atuei em comerciais com texto e como 'Ator Principal'. Fui Mestre de Cerimônias em Transatlânticos por cinco anos navegando na América e Mediterrâneo. Recebi um convite em 2000 para ser repórter de varejo na TV e permaneço até hoje", contou com exclusividade para o CULTURA VIVA. Acompanhe o bate-papo dele com Edson Soares:

CULTURA VIVA: Quais profissionais da área são suas inspirações?
MAURO BENI: Me inspiro em muitos profissionais, tenho meus momentos concetrados hoje no Telejornalismo.

C.V.: Como analisa a Comunicação no Brasil? É um mercado amplo com várias portas abertas?
M.B.: Eu acho a Comunicação no Brasil eficiente e ampla mas as portas não estão abertas, mas também não estão trancadas (risos). Tenho 25 anos de carreira, 18 anos na TV, sempre correndo atrás.

C.V.: Seu trabalho na Mega TV é bem diferente: você vende produtos e acaba se tornando "garoto propaganda" de algumas marcas. Isso te expõe muito e é algo bom para sua imagem. Estranhou essa exposição no início?
M.B.: Estou há 12 anos reportando vendas, chego a gravar 100 comerciais por mês na Mega TV, se eu contar devo ter gravado uns 15mil comerciais nesses anos todos. Exposição não é bom para a minha imagem e sim para o meu bolso (risos), é verdade, não é porque "estou" na midia que eu não vou ter que pagar minhas contas no final do mês (risos). Fico muito feliz quando sou reconhecido, as pessoas pedem dicas, elogiam, criticam e eu aceito tudo, porque, se assistem a Mega TV, são praticamente Consultores de Vendas, sabem tudo (risos).

C.V.: Como são os bastidores da gravação de um anúncio que você grava na Mega TV? Os textos são decorados ou você apenas estuda sobre a empresa a anunciar e memoriza os principais dados? Já errou muito durante as gravações?
M.B.: Enfrentando até 600 km por dia no trânsito da Grande São Paulo, chego na loja e já está tudo pronto ou quase sempre (risos), mas levo uns 30 minutos em cada loja e mais 30 minutos no trânsito para outra loja. O importante é conhecer o produto que está vendendo ou apresentando, tem que estudar sim, aliás, esse é o segredo. Costumo gravar de primeira mas a segunda é sempre melhor, a terceira já fico tenso porque tem que ser a última (risos).

C.V.: Em sua opinião, qual o futuro da Comunicação no Brasil, que a cada dia ganha novos equipamentos e facilitações?
M.B.: Imagina que sou Tecnólogo e fui Funcionário Público entre 1986 e 1994. Trabalhava com cartuchos de dados, programava em DBase e Cobol, era o fim da "Era Primata" e início da "Era Bill Gates" (risos). Imagina o que o mundo conheceu nos últimos 50 anos? Então já sabemos o que está por vir. Interatividade total.

C.V.: Além de ser apresentador na Mega TV, você também exerce outras funções no mercado. Pode detalhar algumas delas?
M.B.: Atuo em Campanhas Publicitárias, sou Mestre de Cerimônias, faço dublagens, sou Jornalista e Piloto de Motovelocidade, agora além de fazer o comercial das Montadoras eu também piloto a máquina para ter uma opinião mais apurada (risos).



C.V.: Que recado você deixa para as pessoas que admiram seu trabalho?
M.B.: Obrigado por me receberem em suas casas todos os dias! Continuem acompanhando pelo meu site www.maurobeni.com.br e no meu Canal www.youtube.com/maurobeni. Pode estar seguro, se você me contratar, eu vou encher a sua loja (risos).

Fotos: Arquivo pessoal de Mauro Henrique Beni



0 comentários: