Império Serrano estremece Madureira

16 dezembro 2012 |

 
 
A quadra do G.R.E.S. Império Serrano estremeceu. Uma das mais antigas escolas de samba do Rio de Janeiro, realizou ontem a última Feijoada do ano - um dos eventos promovidos pela agremiação que antecedem o Carnaval 2013, na quadra em Madureira -, a partir das 14h. O público foi chegando aos poucos e, no início da noite, o local já estava lotado. Além da feijoada, preparada com muito carinho pela equipe, um ambiente totalmente familiar, onde crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos participaram e já deram partida à contagem regressiva para alcançar o lugar devido no Grupo Especial. Aliás, a Império Serrano será a quarta escola a desfilar na noite do dia 9 de fevereiro no desfile do Grupo de Acesso.
 
Logo no início, recebeu homenagens no palco dona Maria do Jongo - uma dos baluartes da escola. E, muito emotiva, agradeceu a lembrança. Também foram homenageados com faixas gigantescas em toda a quadra outros baluartes, como Dona Ivone Lara, Wilson das Neves, Beto Sem Braço, Aniceto do Império, Jovelina Pérola Negra, Tia Néia e a própria Maria do Jongo.
 
O Comando da Escola
 
O presidente da escola, o jovem Átila Gomes, experiente em Carnaval, organizou ontem um evento de primeira com shows de qualidade durante toda a tarde e noite. Pisaram no palco os grupos Jongo da SerrinhaOrgulho da Samba, sem falar no show a parte da Velha Guarda da Império Serrano e do Alex Ribeiro (filho do saudoso Roberto Ribeiro). A bateria da escola selou o evento esbanjando muita emoção com harmonia e ritmo, regida pelo próprio Gomes. A Rainha da bateria, a modelo Quitéria Chagas, sempre simpática, no compasso certo e imperiana de coração, abrilhantou a noite na quadra. Entre o público, no meio da quadra, uma dupla de Mestre Sala e Porta Bandeira também roubaram a cena na companhia de amigos da G.R.E.S. Portela, que prestigiaram os amigos imperianos. Prova de uma gestão amistosa de Gomes, Bethoven e toda equipe.

 
 
Entre os convidados do presidente, no camarote, o advogado, Dr. Rogério Gouvêa com seus amigos o jornalista Edson Soares e Robson César Maia, que trabalha em Camarões (África), acompanhado de sua esposa Maria Elizabeth de Almeida Cardoso e sua irmã Claudette César Maia (como mostra a foto no topo da matéria), que aprovaram as instalações da escola, o prato servido e a organização da festa.


Além de Gomes, também compareceu o vice-presidente da escola, Bethoven, outro guerreiro do Samba no Estado do Rio de Janeiro. Sempre centrado e atencioso, manteve contato com equipe e convidados o tempo todo.

 
 
O presidente Gomes homenageou os rapazes que sairão como Destaques no desfile na Marquês de Sapucaí, no palco da escola e, ambos, emocionados, deram seus depoimentos. "Quero agradecer a presença de todos aqui hoje. Não sou eterno, claro, mas estou aqui para fazer o melhor para nossa escola. Os Destaques dão mais peso e mais charme às alegorias. Por isso, merecem essa homenagem", disse Gomes.

 
 Presença de Sambista de primeira
 
Marcou presença o sambista Aloísio Machado, 73 anos, um homem que tem 12 sambas-enredo no Império Serrano e, entre eles, 6 Estandartes de Ouro. Foi passista, já saiu na bateria e circulou em vários setores da agremiação. "O Império foi precursor de muita coisa no carnaval carioca: comissão de frente, Destaques, alas, etc. Não temos recurso, nem temos gabinete. Aceito estar no Grupo de Acesso porque é mais Escola de Samba", ressaltou.

 
Sobre suas expectativas para o Carnaval 2013, Machado foi taxativo. "Espero que ano que vem a Império Serrano seja reconhecida pelo Samba como um todo", destacou em companhia do neto Matheus Machado, já no terceiro ano como Mestre Sala.
 
O Carnavalesco
 
O Carnavalesco Mauro Quintaes, em depoimento exclusivo para o CULTURA VIVA, contou novidades. "Vou trazer de volta os destaques de chão, vou homenagear a Velha Guarda: esse ano estarão fantasiados dentro do enredo; as alegorias estão maiores, as roupas estão mais teatralizadas. O mercado está usando menos plumas. Por isso, seguimos a tendência", revelou.

 
 
Sobre o Desfile no ano vindouro, Quintaes fez uma exposição. "Ano passado a Escola se redescobriu como grande Escola. O imperiano espera que a gente repita a dose e é isso que vamos fazer", explicou.

Confira outros momentos da Feijoada da G.R.E.S. Imério Serrano:



 


 


Fotos: Jornal CULTURA VIVA
 
 

0 comentários: