Parque dos Falcões

28 dezembro 2012 |


Por Lino Corrêa

Foi emocionante conhecer o Parque Dos Falcões especialmente pela dedicação de José Percílio e Alexandre Corrêa na arte de adestrar aves agressivas que parecem hipnotizadas pelo amor de José Percílio em especial, a adrenalina toma conta dos turistas como eu quando depois de assistirmos um vídeo sobre esse raro Parque que já foi divilgado com belas entrevistas como no Jô Soares e em outros vários programas de televisão no Brasil e no exterior, além conhecermos essas belas aves no cativeiro, elas são apresentadas por José Percílio que sob sua orientação nos estimula a ter coragem em tocar e até mesmo a acariciar Falcões, Corujas, Carcarás, eu recomendo essa opção turística não só por essas emocões mas também pela beleza da Serra de Itabaina em Sergipe.
A aproximadamente 45 Km de Aracaju, localizado aos pés da Serra de Itabaina (SE), o Parque dos Falcões foi construído através do trabalho e esforço de dois sonhadores, José Percílio e Alexandre Corrêa.
 
 
Alexandre tornou-se "cúmplice" de Percílio no ano de 1999, mas a história do Instituto começou ainda na infância do fundador. Aos 7 anos, Percílio ganhou um ovo de Carcará (Caracara plancus), e depois de 28 dias sendo chocado por uma galinha, nasceu Tito, seu primeiro grande amigo. Hoje, Tito tem 25 anos e o Instituto cuida de mais de 300 aves, entre gaviões, falcões, corujas, socós-boi, pombos, etc.
 
Já conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos, e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Instituto é um dos poucos locais do país com autorização do IBAMA para a criação dessas aves em cativeiro. Com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o céu brasileiro, o Parque dos Falcões tornou-se uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento.
 
 
 
O Parque dos Falcões está aberto ao público todos os dias da semana. Para chegar ao centro conservacionista siga de Aracaju em direção à Itabaiana. Depois de passar pelo município de Areia Branca, percorra aproximadamente 9 km. No lado direito, há uma placa indicativa sobre o Instituto. Entre por essa estrada (única parte do trajeto não asfaltado) e percorra mais 2,5 km. É indispensável agendar previamente a sua visita.
 
As visitas turísticas ao Parque devem ser previamente agendadas, preferencialmente das 8h às 11h e das 13h às 16h, através dos telefones: (79) 9962-5457 / 9131-3496.
 
Foto1: O ator Lino Corrêa com um Carcará sobre sua cabeça
Foto2: Lino Corrêa confia no adestrador José Percilo e coloca o dedo entre o Bico do agressivo Carcará
Foto3: Lino Corrêa com uma Coruja na mão

0 comentários: