Sonata em abril no CCBB Rio

25 março 2013 |

CCBBB RIO APRESENTA SÉRIE MUSICAL QUE CONTARÁ
A HISTÓRIA DA SONATA
Recitais, sempre às terças-feiras, mostrarão a evolução da Sonata nos últimos 400 anos
 
 
Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos é o nome da série musical que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promoverá em abril, dentro do projeto Terças Musicais, em dois horários: 12h30 e 19h. Serão cinco recitais de música instrumental, abrangendo em cada um, obras e compositores do período Barroco, Clássico, Romântico, Nacionalismo Brasileiro e Moderno.
Com curadoria do maestro Ilso Muner, os recitais convidarão os espectadores a fazer uma viagem musical que contará a história da sonata ao longo de 400 anos. Em cada um dos cinco concertos será apresentado um período musical específico, com obras de compositores importantes e fundamentais para o desenvolvimento da sonata. Além disso, em todos os recitais haverá uma breve explicação para a plateia sobre o repertório e o período histórico do tema do dia.
Para participar desta série musical, foram convidados grupos e solistas diferentes, de renomado reconhecimento nacional e internacional que apresentarão um programa com obras de importância histórica. Os instrumentos utilizados nos recitais serão variados, indo do piano aos exóticos instrumentos de sopro do período clássico, passando pelos tradicionais instrumentos de cordas das orquestras modernas.
Cada recital terá uma hora de duração, sendo que 50 minutos de música e 10 minutos de explicações relativas ao programa. Ao final de cada espetáculo a plateia poderá participar fazendo perguntas sobre o programa e os temas abordados.
No primeiro concerto, o tema será“Barroco: A Criação – O Embrião da Grande Forma”, e o convidado será Dr. Francisco Silva, pianista, que apresentará obras de Carlos Seixas, Domenico Scarlatti e Padre Antônio Soler.
A SONATA
 
Criada no final da renascença e muito utilizada no período Barroco, a Sonata teve seu ápice no período clássico com Haydn e Mozart e sua amplitude desenvolvida com Beethoven e Brahms no Romantismo. Nos dias de hoje, a sonata continua sendo cultivada por compositores contemporâneos que, apesar da linguagem musical moderna, não abrem mão de sua forma completa de expressar uma obra por instrumentos.
Dr. Francisco Silva é pianista. Aos 13 anos de idade tornou-se bolsista da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e concluiu seus estudos musicais aos 17 anos, na Escola Magda Tagliaferro. Dando início a intensa atividade como concertista, já aos 18 anos Francisco tinha se apresentado em diversos estados, e realizado seu debutcomo solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do Maestro John Neschling. Nesta época iniciou seu trabalho com o pianista e compositor Amaral Vieira, que foi seu verdadeiro mentor durante os anos subsequentes. Em 1988, radicou-se nos Estados Unidos como pianista e professor. Formou-se Doutor pela Universidade de Michigan e mudou-se para a cidade de Atlanta, onde foi o primeiro pianista na história daquela cidade a apresentar o ciclo de sonatas de Beethoven. Lá vive e trabalha também como produtor e divulgador da música brasileira, tendo organizado eventos e recitais promovendo o intercâmbio entre músicos e platéias americanas.
Ilso Muner é natural de São Paulo e vem se dedicando ao trabalho musical há mais de 30 anos. Como pianista teve contato com os mais importantes profissionais do instrumento: Nellie Braga, Magda Tagliaferro, Gilberto Tinetti, Amaral Vieira, Amilton Godói, Fernando Motta, entre outros. Ilso destaca como seus grandes mestres e incentivadores Osvaldo Luppi e Eleazar de Carvalho (regência), Pietro Maranca (técnica pianística), Homero Magalhães (interpretação e análise musical) e Helena Jank (cravo). Formado Bacharel em piano pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Ilso foi premiado nos mais importantes concursos pianísticos do Brasil, entre eles: “Sonatas Beethoven” (Santos),“Jovens Instrumentistas” (Piracicaba), “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo”, “Compositores Brasileiros” (Osvaldo Lacerda), “Alfredo Messina” (Faculdade Marcelo Tupinambá), entre outros.
A série musical Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos terá ao todo 10 recitais, sempre às terças-feiras, cada um com 60 minutos de duração. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura
 
Foto: Divulgação

0 comentários: