'Educação' em Rio Bonito

14 abril 2013 |


A atual Secretária Municipal de Educação de Rio Bonito, a professora Lucy Teixeira, informa que os primeiros dias na Educação foram muito intensos. “Assumimos em janeiro, mês de férias coletivas, e logo enfrentamos a difícil tarefa de promover um processo seletivo simplificado (para quem já teve essa experiência sabe bem o que estou falando), nos esgotamos nessa tarefa. Hoje, somamos aí menos de 30 dias úteis de trabalho e o que posso dizer é que o ritmo da Educação de Rio Bonito está bom, mas ainda queremos melhorar. Reorganizamos a estrutura da Secretaria criando novas diretorias e coordenações. Estamos num diálogo fortalecido com o Instituto Federal de Educação (IF) que demonstra muito interesse em confirmar parceria trazendo (muito em breve) vertentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), reconfiguramos o cardápio da merenda e hoje oferecemos três refeições por turno de aula; iniciamos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Rio Bonito, trouxemos o Núcleo de Educação e Cidadania da Universidade Federal Fluminense (Nuec-UFF) novamente para a cidade (atualmente com um curso específico sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente) e confirmado para o segundo semestre, outros três cursos (todos voltados para formação continuada com tema acerca da Cidadania e Educação). Identificamos que a má distribuição das matrículas causa esvaziamento em algumas escolas e superlotação em outras – problema que precisamos enfrentar com muita cautela porque envolve a crença, construída ao longo dos anos, de que a melhor escola é a escola ‘grande’. Pontualmente, enfrentamos o processo de obra na Escola Municipal Ralbino Pereira de Mesquita, , no Basílio, sofrida pelo descaso”, pontua.
 
 
Lucy garante que seu meu maior desafio no setor é comunicar a complexidade da Educação. “É fazer ficar claro que muitas vezes o que é bom para os olhos e para os ouvidos não é o correto a ser feito. Somos responsáveis por essa política educacional e apesar das opiniões serem valiosas tenho que o tempo todo lembrar que Educação é coisa séria e é complexa. Atualmente, existe a corrente que banaliza o setor, ou seja, todo mundo se acha capaz de definir, de intervir na educação sem ao menos nunca ter lido um autor da área. Não podemos tratar Educação como se ela pudesse acontecer de qualquer jeito, ‘o importante é acontecer’. Não acredito nisso! O importante é acontecer direito”, enfatiza.
 
A Secretária deixa um recado à população riobonitense. “A verdade é multifacetada, é coberta por um véu (dependendo da situação, por vários véus). Conheçam, me conheçam, conheçam a prefeita (cada vez melhor) e desconfiem da informação, da ação. Com amor podemos dar opiniões, mas sem ele, nós julgamos. A diferença da opinião para o julgamento é grande, passa pela sua importância, pela formação do seu conceito e recai no objetivo. Resumindo, quem opina quer contribuir e quem julga quer destruir. Quem julga condena e, na formulação das políticas educacionais, quem julga condena sem o amparo dos requisitos prováveis”, diz.
 
Foto: Arquivo pessoal de Lucy Teixeira

0 comentários: