Shows gratuitos no Ibirapuera

29 julho 2013 |


Um dos maiores festivais de música negra americana no Brasil, o Bourbon Street Festchega a 11ª edição com 7 dias de shows e alteração em seu endereço de encerramento. O evento, que recebeu mais de 40 mil pessoas no ano passado, terá a abertura, no dia 18 de agosto, eencerramento, dia 25, no Parque do Ibirapuera, com shows gratuitos.
               
O festival, promovido por uma das melhores casas de jazz do mundo – o Bourbon Street Music Club, de São Paulo - traz atrações que representam a diversidade musical da Louisiana e particularmente de New Orleans.
             
No line up desse ano estão nomes consagrados como o um dos músicos mais importantes do momento,Trombone Shorty & Orleans Avenue, eleito pela crítica da revista Downbeat como o melhor músico em ascensão deste ano e o terceiro melhor trombonista, além de ter sido a atração especial para o encerramento do New Orleans Jazz & Heritage Festival 2013.  Wanda Rouzan, conhecida como “The Sweetheart of New Orleans”, a cantora, atriz e band leader já foi premiada por interpretar Billie Holiday no cinema. A The Soul Rebels, formada por 8 músicos, é hoje uma das mais originais e requisitadas Brass Band de New Orleans, além de ter sido a banda escolhida para abrir os quatro shows em comemoração aos 30 anos do grupo Metallica, no Fillmore de São Francisco, em 2011. Um dos fundadores da lendária banda The Meters, o guitarrista, compositor, conhecido como o mais “funk” e com o dedilhado mais rápido que existe, Leo Nocentelli apresenta o showThe Meters ExperienceO ganhador do prêmio de melhor grupo deRoots Rock pelo BigEasy Music Awards 2012, o grupo  Honey Island Swamp Band vem com seu explosivo caldeirão de estilos que mistura blues, rock boogie sulinoswamp blues, swamp funk de New Orleans e country rock. O jazz  tradicional e swingado  com o frescor da atualidade também tem presença garantida com o trompetista  Leroy Jones e sua convidada Topsy Chapman,considerada um dos tesouros vocais de New Orleans.

O evento é sempre uma celebração à música, à cultura e à culinária da Louisiana, trazendo ao Brasil o alto astral e a descontração que só New Orleans tem. O Bourbon Street Music Club receberá de um a três shows por noite ao longo da semana, de 20 a 24, além de oferecer um cardápio especial para acompanhar a boa música.

Um menu inspirado na gastronomia cajun e créole, que só existem na Lousiana, foi criado especialmente para o período do festival. Os pratos levemente condimentados são resultado da combinação das culturas francesa, espanhola, africana e indígena, que formaram o grande caldeirão cultural da Louisiana.

Haverá ainda um workshop com a banda Soul Rebels para crianças e adolescentes que estudam música no Instituto Baccarelli, em Heliópolis, São Paulo.

Outra contribuição social do festival é destinar uma área especial no show de abertura ao ar livre, para 100 meninos e adolescentes da periferia, que estudam música ou tocam algum instrumento.

Foto: Pedro Guida

0 comentários: