Festival Brasil Vocal 2013 anuncia finalistas no CCBB Rio

29 setembro 2013 |




Já foram selecionados os finalistas do festival Brasil Vocal 2013, cuja premiação acontece em outubro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro: são seis novos grupos vocais e nove arranjos originais e inéditos de música brasileira para grupos vocais a capela.

Após um período de inscrições gratuitas para participantes de qualquer lugar do Brasil, sem limite de idade, o juri escolheu os grupos vocais 3 em Ponto, Combovox, Quartin, Quina, Seis Canta e Zanzibar – todos oriundos do Rio de Janeiro, exceto o Seis Canta, que é de São Paulo.

Dentre os nove arranjos escolhidos, seis concorrerão aos prêmios habituais do concurso: Alain Pierre Ribeiro de Magalhães, com “Disparada”; Anna Coelho, com “Borandá”; Augusto Pires Ordine, com “Candeeiro Encantado”; David Marcio Barbosa Reis, com “Sal da Terra”; Ivan Carlos Moreira Fonseca, com “Morena do Mar”; e Luis Eduardo Macedo Louro, com “A Voz do Morro”. David Reis é de Brasília e os demais, do Rio de Janeiro.

Três arranjos irão disputar o Prêmio Especial, com peças de canções do poeta e compositor Vinicius de Moraes, que em 2013 completaria 100 anos de nascimento: Eliza Lacerda Von Kruger, com “Gente Humilde”; Ricardo Henrique de Souza Moraes, com “Regra Três”; e Tauan Pim Fonseca, com “Chora Coração”. Os três finalistas do Prêmio Especial são do Rio de Janeiro.

Os novos grupos vocais foram selecionados através da audição de gravações enviadas e os arranjos, por meio da análise das partituras das obras inscritas. Para preservar a imparcialidade, o júri não teve acesso aos nomes dos grupos e dos autores dos arranjos antes da escolha dos finalistas. As comissões julgadoras são formada por maestros, intérpretes e professores de música ligados à prática vocal, de notória capacitação.

A premiação acontecerá em outubro, quando os grupos vocais finalistas irão se apresentar ao vivo; para mostrar os arranjos, será arregimentado um grupo vocal especialmente para a ocasião. Os espetáculos serão abertos ao público, que também terá voto na escolha dos três ganhadores de cada concurso, além do vencedor do Prêmio Especial Vinicius de Moraes.

AGENDA

DIAS 05 E 06 DE OUTUBRO, ÀS 17H
“Festivalzinho” – mostra de grupos vocais com trabalhos especialmente dedicados ao público infanto-juvenil:
o   05/10, sábado –  BeBossa Kids
o   06/10, domingo – Coral Infantil, Coral Juvenil São Vicente a Cappella e Meninas Cantoras do São Vicente

DIAS 09, 10 E 11 DE OUTUBRO, ÀS 20h30H
Mostra de grupos vocais brasileiros, com shows que reunirão consagrados grupos vocais convidados e vencedores da edição anterior:
o   09/10, quarta-feira – Quarteto em Cy, com abertura do grupo Ordinarius (RJ), 2º lugar/2012
o   10/10, quinta-feira – Boca Livre, com abertura do Laugi Banda Vocal (DF), 1º lugar/2012
o   11/10, sexta-feira – MPB4, com abertura do grupo MP7 (BA), 3º lugar/2012

DIA 12 DE OUTUBRO, SÁBADO, ÀS 20:30H:
Apresentação dos arranjos finalistas e apuração:
  • Os arranjos finalistas foram feitos para as seguintes músicas: “A Voz do Morro”, de Zé Keti; “Borandá”, de Edu Lobo; “Candeeiro Encantado”, de Lenine e Paulo César Pinheiro; “Chora Coração”, de Tom e Vinícius; “Disparada”, de Geraldo Vandré; “Gente Humilde”, de Vinícius, Chico Buarque e Garoto; “Morena do Mar”, de Dorival Caymmi; “Regra Três”, de Vinícius e Toquinho; e “Sal da Terra”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos.

DIA 13 DE OUTUBRO, DOMINGO, ÀS 20:30H:
Apresentação dos grupos finalistas e divulgação dos grupos e arranjadores premiados:
  • Participação especial do grupo vocal Gó Gó Boys
  • Os grupos finalistas são: 3 em Ponto, Combovox, Quartin, Quina, Seis Canta e Zanzibar
  • Será lançado um álbum com as partituras dos 12 arranjos finalistas da segunda edição do concurso, que terá distribuição gratuita.

Local dos eventos: Tenda montada na praça do Centro Cultural dos Correios, ao lado do CCBB
Capacidade: 600 pessoas
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Carlos Belém
Preço dos ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia entrada para estudantes e idosos) - Cheque, dinheiro e cartão
Venda de ingressos: Bilheteria do CCBB a partir da segunda-feira da semana anterior – Rua Primeiro de Março 66, Centro - Tel.: (21) 3808-2020
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

0 comentários: