‘Jóia Rara’ e seus suportes no desenrolar da trama

20 novembro 2013 |


Como diz a lenda, “jóia é um fetiche, mas saber usá-la é uma arte”. Na telenovela “Jóia Rara”, às 18h, na TV Globo, a arte é o adorno maior da pedra preciosa e de toda equipe envolvida na trama. Aliás, desde “Cama de Gato” as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes já mostravam maestria, algo retificado em “Cordel Encantado” e consolidado nos conflitos apresentados nessa reta inicial de “Jóia Rara”.

Convém destacar que se fala também (e muito!) do colar como a jóia mais antiga do mundo. Os fios “de seda finíssima” que alinhavam as diversas pérolas passam por um emaranhado de gente que o grande público desconhece. A equipe de suporte nos textos. Gente que se dedica por inteiro a tecer diálogos que conduzem cenas com ritmo e emoção. Gente que se coloca no lugar do personagem e, por maior parte de seu tempo, vive-o, molda-o, negrita situações, copia e cola o transcorrer de personagens que já nasceram e invadem milhões de salas no Brasil inteiro e desenrolam situações que mal esperamos, mas ansiamos. Enfim, o ator antes da cena, o atuante antes das câmeras.

O conjunto da obra...  Produção, arte e fotografia, tudo impecável. Bom gosto, concordância com a época e os mínimos detalhes bem alinhavados fazem de “Jóia Rara” algo mais... Um filme que continua no dia seguinte.


Dispensa comentários, mas a direção comandada por Amora Mautner pulsa o cotidiano com maestria. Ao observar o elenco, temos a impressão de que todos os personagens foram escritos para estes atores. Ritmo, tempo, elegância e interpretação impecável de todos, sem exceção. Dos protagonistas Bruno Gagliasso, Bianca Bin e Mell Maia à casa dos vilões José de Abreu, Carmo Della Vechia , Ana Lucia Torre e Natháia Dill. Uma turma que registra na carreira mais uma grande obra, um diamante na teledramaturgia brasileira.


Contudo, nos vêm aos olhos um ponto que quase sempre passa despercebido. Para alinhavar e dar suporte ao colar, alguns personagens que aparentemente parecem pequenos, dão sabor especial à trama. Costuram a história como linhas especiais, estrangeiras, vindas de longe para completar uma peça fina. Mesma diretora de “Avenida Brasil”, Amora Mautner, conduziu e transformou um personagem (o “Adauto”) que começou quase sem prestígio, foi ganhando destaque aos poucos e evoluiu graças ao talento de quem o comandava, o ator Juliano Cazarré. Impossível imaginar desde sua primeira aparição na trama, “Adauto” terminou entre os mais importantes. Essa é a prova viva de uma boa direção. Que orgulho desse pessoal a gente tem! Falando nisso, a própria Mel Maia, que lá teve uma participação pequena foi alavancada à protagonista de “Jóia Rara”. Pequena na estatura... Gigante no talento. Esses personagens apimentam e dão brilho à trama, sem sombra de dúvidas. Ainda salta aos nossos olhos Ana Cecília Costa, figura marcante como “Gaia”. Arrasa.



E, por falar em “Avenida Brasil”, Vicentini Gomez, que lá representou o sequestrador atrapalhado de “Carminha”, agora vira homem da lei e do outro lado da balança; dá vida ao “Delegado Cavalcante”: amigo dos poderosos e avesso aos comunistas. Ganhou destaque na atuação. Homem que entende bem de teatro, cinema, mímica e muito mais, passeia nos diversos horários das novelas da Globo e mostra que temos artistas de peso que conseguem maquiar, embelezar e dar vida a figuras só observadas em livros ou histórias já esquecidas, ou quem sabe ainda, nunca contadas. Vicentini, assim como os amigos do elenco refletem o acerto na profissão. Artistas e arteiros que nos faz rir, chorar e se revoltar todos os dias via TV.



Enfim, esses artistas aqui citados registram e patenteiam sua marca na história nacional.

Domingos Montagner, Carolina Dieckmann, Thiago Lacerda, Ricardo Pereira, Marcos Caruso, Rosi Campos, Nicette Bruno, Luiz Gustavo e todo o elenco afinadíssimo deixam sempre uma interrogação curiosa para o que virá e um gostinho especial esperando o próximo capitulo. Ainda bem que amanhã tem mais. Viva!!!

Fotos: Internet



2 comentários:

RENÉ NEUBAUER disse...

ENFIM VICENTINE CONSEGUIRÁ AGORA FIRMAR POSIÇÃO NAS NOVELAS E NO HORÁRIO NOBRE GLOBAL.NA REALIDADE ESCREVE DIRIGE E REPRESENTA QUALQUER ESPÉCIE DE PERSONAGEM.POSSO DIZER COM SEGURANÇA QUE AGORA SE IMORTALIZARÁ.

DEFICIENTE TODOS NÓS SOMOS disse...

Deu iluminará os caminhos desse batalhador a anos que conheço ele nunca desistiu "paixão dele representar"