Lilian Gonçalves: a empresária de muitas gerações

11 novembro 2013 |


Uma guerreira. Essa frase explica um pouco a marca registrada da empresária bem sucedida Lilian Gonçalves. Dona de uma rede de restaurantes em São Paulo, supervisiona mais de 400 funcionários e não perde o pique. Sempre disposta, trabalha 20 horas por dia, incansavelmente, e 365 dias por ano, ininterruptos. O Cliente é o meu maior patrimônio”, diz com satisfação.

Ainda na infância ajudava a mãe na cozinha e trabalhava duro. Aos 4 anos, foi com a  família de Minas Gerais para Brasília e sua mãe, cozinheira de grandes qualidades, logo conseguiu emprego no “Catetinho” – a primeira residência oficial do Presidente Juscelino Kubitschek. Lá ganhou reconhecimento de vários políticos, em particular do Presidente que, encantado com tanta vivacidade da pequena, dizia: "esta menina é uma vencedora, ela vai longe". Uma homenagem, este episódio da vida da empresária foi retratado na minissérie “JK”, exibida pela Rede Globo em 2006.

Filha do cantor Nelson Gonçalves, só descobriu o fato aos 10 anos. Nessa época, Lilian já usava o sobrenome “Gonçalves” por este ser também o sobrenome de sua mãe, dona Maria Gonçalves. Uma coincidência. Para prestigiar seu pai – um grande astro da MPB – criou o Bar do Nelson – O Bar do Boêmio, em São Paulo. Atualmente, a casa recebe fãs do cantor que vem de todo o Brasil para ouvir suas canções interpretadas na voz de grandes artistas. Um luxo.

Com 65 anos, mãe de dois filhos e avó de cinco netos, Lilian Gonçalves deu entrevista exclusiva hoje para o CULTURA VIVA e fala um pouco de seu cotidiano. A gente agradece essa honra. Viva!

CULTURA VIVA: Uma mulher responsável por uma grande rede de restaurantes e ganha destaque por isso, sofre preconceitos?

LILIAN GONÇALVES: Desde criança eu tracei objetivos em minha vida. No início sofri um pouco de preconceito sim, aliás, bastante. Naquela época era tudo muito diferente, as pessoas viam com maus olhos uma mulher trabalhando, mas eu nunca fui de abaixar a cabeça e desistir, pelo contrario, cada obstáculo que surgia, eu me fortalecia e fortaleço mais. Hoje em dia as coisas são mais fáceis, eu conquistei o carinho e admiração das pessoas.

C.V.: Em sua opinião, o homem teme que a mulher o ultrapasse no mundo dos negócios? Já foi desafiada alguma vez? 

L.G.: Isso depende muito do homem, não podemos generalizar. Existem muitos concorrentes no mercado. O importante é não ver o homem como concorrente.

C.V.: Você é uma guerreira. Olhando para trás e seguindo a linha do tempo de sua vida profissional, o que passa em sua cabeça? A que se deve toda essa garra?

L.G.: Eu agradeço a Deus todos os dias ao acordar por me ajudar e dar força a ter conquistado tudo que conquistei. Não foi fácil, mas sempre tive foco. Algumas vezes até errei (isso é normal), mas aprendi com os erros e não desisti.

C.V.: Cuidar de mais de 400 funcionários não é fácil. Aliás, lidar com o ser humano nunca foi tarefa amena. Que estratégia você usa para liderar tanta gente e manter, entre tais pessoas, cordialidade, respeito e amizade?

L.G.: Eu trato todos de igual para igual. Procuro conversar, dar dicas e até conselhos. Por isso, procuro tratar bem cada um deles para que isso se espelhe no bom atendimento aos meus clientes. O exemplo tem que vir de mim.

C.V.: Trabalhar 20 horas por dia não é para qualquer um. Sua família não reclama? Como se desdobra para arrumar tempo para os netos, por exemplo?

L.G.: Eles já estão acostumados com meu ritmo, eu não paro. (risos)


C.V.: O bar do Nelson, em São Paulo, criado para homenagear seu pai, ao abrir as portas todos os dias, traz a história de vocês dois, de certa forma? Como ou o que faz para manter essa memória cada vez mais viva?

L.G.: O Bar do Nelson é uma homenagem à pessoa Nelson Gonçalves. Ele tinha muito medo de ser esquecido: criei o bar para que as pessoas sempre se lembrem dele. A memória de meu pai estará sempre viva em mim, ele é meu pai.

C.V.: Como uma trabalhadora, que recado você deixa para todos os brasileiros?


L.G.: Não desistam, corra atrás de seus sonhos e objetivos. Não deixem que ninguém tire de vocês a coisa mais valiosa, seus sonhos.

Fotos: Divulgação

1 comentários:

Duda disse...

Lilian Linda saudades de vc beijos