Assembléia da Convenção Batista Fluminense reúne cerca de 4 mil fiéis em Rio Bonito

01 agosto 2014 |



Por Lívia Louzada

Cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes nos quatro dias do maior encontro dos Batistas do Estado. A 106ª Assembleia da Convenção Batista Fluminense aconteceu entre os dias 23 e 26 de julho, na Primeira Igreja Batista de Rio Bonito, no Centro, onde reuniu representantes de todas as igrejas Batistas do Estado, menos as da cidade do Rio de Janeiro. Mas a CBF deixará frutos para a cidade. Segundo o diretor executivo da Convenção, o pastor Amilton Vargas, “Rio Bonito se tornará a capital Batista do Rio de Janeiro”, já que o Acampamento Batista – Espaço de eventos da denominação, localizado às margens da BR-101 - receberá um espaço de atendimento às organizações da igreja e à família. 


Durante os quatro dias de Convenção, pastores de várias cidades e até de outros Estados, como Alagoas, pregaram nas noites do evento. Além do encontro de jovens, de filhos de pastores, e de diáconos, a organização mais tradicional da denominação Batista, a ‘União Feminina’, também teve seu dia, no sábado (26), quando cerca de 1500 mulheres lotaram o templo da PIB de Rio Bonito. “Gostaria de agradecer a Deus e as pessoas que ajudaram a organizar essa Convenção, que foram pessoas diferentes das que contribuíram para a realização da Convenção de 1990, que a igreja também sediou”, disse o pastor Daniel Lincoln, titular da PIB de Rio Bonito.


Para o presidente da Convenção Batista Fluminense, o pastor Vanderlei Marins, e o diretor executivo da CBF, o pastor Amilton Vargas, o evento foi um sucesso. “Foi excelente, desde a recepção oferecida pelo pastor Daniel e toda sua equipe, até a presença cordial da prefeita (a prefeita Solange Almeida esteve presente na noite de abertura da Convenção)”, disse o pastor Vanderlei.


Além do espaço de atendimento às organizações e à família, o Acampamento Batista também receberá investimentos. “Também estamos trabalhando na melhoria do acampamento, com a criação de novas suítes, um centro de convenções, uma nova capela e um novo refeitório”, revelou o presidente.

A denominação Batista

Com 1500 igrejas espalhadas em todo o Estado, a Convenção Batista Fluminense é a maior Convenção Batista da América Latina, e é dirigida de forma democrática, segundo o pastor Amilton. “É um privilegio poder servir à Deus numa instituição como a Igreja Batista. Num  mundo onde os valores são tão controversos, onde a democracia representativa, muitas vezes é alvo de decepção com a liderança, que nem sempre atende as expectativas, os Batistas tem um fator distintivo. Somos regidos por um princípio de democracia congregacional, e não apenas representativo, onde cada membro de igreja tem voz e voto, e as assembleias, como esta que aconteceu, são o ambiente onde as decisões são tomadas e os relatórios são aprovados pela representatividade das igrejas”, analisou o pastor Amilton.

Mas segundo o diretor executivo, organização democrática alguma pode ter sucesso sem o ingrediente principal. “Somos movidos por amor a Jesus, e isso significa que temos coisas inegociáveis, que são nossos princípios e valores. Existe a necessidade de transformar o mundo, e só existe uma maneira de conseguir isso, transformando o homem. E o jeito de transformar o homem é quando ele experimenta um novo nascimento, que só acontece com a presença de Jesus no coração”, finalizou o pastor Amilton.

Foto1: Pastor Daniel Lincoln (à esquerda), Presidente da Convenção Batista Fluminense, Vanderlei Marins (o quarto da esquerda para direita), Diretor Executivo da Convenção Batista Fluminense Amilton Vargas (à direita) e demais pastores convidados
Foto2: Coral do Seminário Batista de Niterói
Foto3: Encontro da "União Feminina" durante a Convenção
Foto4: visão da mesa de pastores que compunham a Convenção

Fotos: Lívia Louzada


0 comentários: