Telma Tavares faz show em Salvador

04 fevereiro 2015 |


A cantora e compositora Telma Tavares acaba de chegar em Salvador para divulgar seu novo álbum "Veia Mestiça" (CD que  tem participações especiais de Alcione, Leci Brandão, e do mestre do samba de roda Roque Ferreira, um dos seus mais constantes parceiros). Telma Tavares é a única parceira-mulher do baiano que, geralmente, compõe de forma solitária mas tem parcerias famosas com Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, dentre outros. Telma e Roque, com dezenas de canções e uma obra significativa, já gravaram seis canções com Alcione (sozinha, a artista carioca ainda emplacou mais uma com a Marrom, num total de sete sambas dignos de elogios rasgados da imprensa). Naturalmente, em sua incursão pela Bahia, Telma Tavares reservará um tempinho para visitar os grandes amigos, principalmente Roque. E, quem sabe,  durante esse novo encontro não surgirá mais uma  canção da dupla?

NO  ÁLBUM ANTERIOR, CHICO e HERMETO

"Veia Mestiça" foi elogiadíssimo pela crítica especializada de todo o país, assim como o seu disco anterior e apenas titulado de "Telma Tavares". Um álbum que também contou com presenças muito especiais : Chico Buarque, Carlos Malta, Hermeto Pascoal e Maurício Einhorn.


ARTISTA PREMIADA E CIDADÃ BENEMÉRITA DO RJ

A artista carioca, que trabalhou com muitos medalhões da MPB como Beth Carvalho, Tim Maia, Jorge Benjor e Hermeto Pascoal dentre inúmeros outros, já dividiu palcos com nomes importantes como Pablo Milanez e Silvio Rodriguez; cantou para Fidel Castro, emCuba, e, em Marrocos, para o rei Hassan. Telma, que ganhou  cerca de uma centena de troféus e premiações em festivais pelo Brasil e Mercosul, também tem se destacado como compositora e emplacado músicas  nas vozes de artistas como Alcione - que gravou, em álbuns recentes, sete canções dela. Dentre elas, a música "Acesa", em parceria com Roque, e que titulou um dos últimos  CD/DVD da Marrom.

Telma Tavares, além de cantora e compositora, também já teve dois programas de rádio (dedicados à MPB e ao Samba, nas rádios "Estilo Livre", do Vidigal, e  "Viva Rio"); participou de um programa comandado por Noca da Portela, na FM 94.1 - Roquette Pinto. A artista, também atriz, atuou em musicais importantes como "A estória de João-Joana", de Sérgio Ricardo e Carlos Drummond de Andrade (ao lado de Chico, Alceu, Elba, Zélia Duncan, todos acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira) e em "Alabê de Jerusalém" de Altay Veloso(com participações de Fafá de Belém, Alcione, Leny Andrade, etc...) Apresentações que lhe renderam elogios e muitos aplausos em cena aberta e que foram realizadas em palcos consagrados como os do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do Canecão. 

Telma Tavares recebeu, em 2003, da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) o título de Cidadã Benemérita, por serviços prestados à comunidades carentes. E isso, claro, não é mera coincidência.

Ah, vale adiantar que, logo após o carnaval, a artista voltará a comandar um programa de rádio pela Viva Rioagora pela internet. Programa, é claro, totalmente dedicado à boa música brasileira. 

Foto: Cristina Granato


1 comentários:

Anônimo disse...

cantora e compositora maravilhosa, onde posso comprar o CD