A premiada 'CAIS ou Da Indiferença das Embarcações' no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, em SP

22 julho 2015 |



Escrita e dirigida por Kiko Marques, a montagem fica em cartaz entre os dias 30 de julho e 23 de agosto na avenida Paulista. A entrada é gratuita.

  Desde o dia 30 de julho, o Espaço Mezanino, do Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, do SESI-SP, apresenta o espetáculo CAIS ou Da Indiferença das Embarcações, com apresentações gratuitas de quinta a sábado, às 20 horas, e aos domingos, às 18 horas, até o dia 23 de agosto.

   Grande sucesso desde 2012, a montagem tem lotado sessões por onde passa e é vencedora de quatro importantes prêmios: melhor autor pela APCA, Shell e Aplauso Brasil, e o prêmio Qualidade Brasil como melhor diretor, todos para Kiko Marques. Ao todo a obra já recebeu 19 indicações desde sua estreia.

   O enredo se desenrola em um cais na Ilha Grande (RJ) em plena virada de ano e gira em torno de três gerações de uma mesma família. “O cais é um lugar de intersecção entre o que é terrestre e o que é marítimo. De lá, se parte para uma vida melhor, para escapar de uma realidade opressora. Por lá, se chega para conquistar algo novo, para uma vida nova, boa ou má. Um lugar de passagem”, explica Kiko Marques.

   "A história de CAIS, que é inspirada em fatos reais, cativa tanto a plateia, que os seus 180 minutos passam despercebidos. Os dois atos conduzem o público a uma viagem incrível, narrada sob o ponto de vista de um velho barco, tendo ainda, no papel principal, o grande ator Walter Portella”, conta a gerente de operações culturais do SESI-SP, Alexandra Miamoto.

   A junção da representatividade do cais, como lugar de encontro entre chegada e partida, e da reflexiva virada de ano, levou o autor a situar a peça nesse ambiente mítico, num projeto que incluiu pesquisa histórica (memória privada e pública) da região.

   Encenada por dois músicos e 12 atores, dentre eles Alejandra Sampaio, Marcelo Diaz, Marcelo Laham, Maurício de Barros, Patrícia Gordo e o próprio Kiko Marques, o espetáculo foi criado e produzido pela Velha Companhia.

   Os ingressos serão distribuídos nos dias do espetáculo, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria (de quinta a sábado, das 13h às 21h, e aos domingos, das 11h às 20h).

Sinopse

A história acontece nas viradas de ano, momento em que as pessoas suspendem o cotidiano para rever suas ações e refletir, projetando para o ano que virá a possibilidade de se tornarem melhores, querendo seguir sua consciência, mas influenciados pelo movimento das marés e das tempestades, num limite impossível de definir entre o externo e o interno. Tratando da separação que há entre o discurso humano e suas ações, o texto leva o espectador a questionar se somos nós mesmos os donos de nosso destino.

Ficha técnica

Texto e Direção: Kiko Marques.
Elenco: Alejandra Sampaio, Kiko Marques, Marcelo Diaz, Marcelo Laham, Marcelo Marotti, Marco Aurélio Campos, Maurício de Barros, Patrícia Gordo, Rose de Oliveira, Tatiana de Marca, Virgínia Buckowski. Ator convidado: Walter Portella.
Direção Musical e Trilha Original: UMANTO.
Músicos: Tadeu Mallaman e Bruno Menegatti.
Cenário e Figurino: Chris Aizner.
Iluminação: Alessandra Domingues.
Direção e Confecção de Bonecos: Grupo Sobrevento.
Assistentes de Direção: Milena Gasparetti e Paula Ravache.
Assistente Musical: Milena Gasparetti
Assistentes de Produção: Robson Mello
Assistente de Direção de Produção: Adriana Florence
Documentarista: Nelson Rodrigues - Balangandã Filmes.
Fotografias Festivais: Maringas Maciel.
Fotografia: Ligia Jardim
Direção de Produção: Leopoldo De Léo Junior
Produção da Velha Companhia: Alejandra Sampaio, Patricia Gordo e Virgínia Buckowski.
Produção Geral: Velha Companhia e LNW Produções Artísticas
Realização: SESI-SP

Cais ou Da Indiferença das Embarcações, autoria e direção Kiko Marques
Data: 30 de julho a 23 de agosto
Horário: de quinta a sábado, às 20h | domingos, às 18h
Local: Espaço Mezanino do SESI-SP – av. Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Capacidade: 44 lugares
Duração: 180 min - com intervalo de 15 min
Gênero: drama épico, adulto
Tema: dramaturgia nacional contemporânea baseada em fatos reais
Classificação indicativa: 14 anos (cenas leves de violência)
Entrada gratuita - os ingressos serão distribuídos nos dias do espetáculo, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria (de quinta a sábado, das 13h às 21h, e aos domingos, das 11h às 20h).

Foto: Divulgação



0 comentários: