Lívia Louzada... Perspicácia no Jornalismo

27 outubro 2015 |


Uma moça inteligente, criativa, capaz, perspicaz... Lívia Louzada: uma jornalista que, por estar sempre focada no trabalho, multiplica seus talentos e avança no mercado. Em 2008, colaborou no jornal interno da faculdade; em seguida, passou pela Assessoria da Prefeitura Municipal de Rio Bonito (RJ) e, em 2009, começou a trabalhar no jornal Folha da Terra, daí a carreira foi tomando novos rumos. “Não sou muito fã de Assessoria de Imprensa. Por isso, gostei da experiência no jornalismo impresso, principalmente pelo contato com o Jornalismo Policial – área que sempre gostei, desde a época da faculdade. Quando comecei a trabalhar, efetivamente, com matérias policiais, tive certeza que era minha editoria favorita”, revelou.

Como não para, a profissional de 30 anos inaugurou, recentemente, o blog https://livialouzada.wordpress.com/ que tem a sua cara e a sua opinião de forma educativa, prática e que traz muitas utilidades para a vida dos internautas. Mediante a esse sucesso todo, o CULTURA VIVA foi atrás e conseguiu bater um papo com a Lívia.

Acompanhe!

CULTURA VIVA: Por que decidiu se tornar uma blogueira? Está curtindo a novidade?
LÍVIA LOUZADA: Na verdade, eu não decidi virar blogueira, acho que esse título deve ser dado apenas às pessoas que vivem disso, o que não é o meu caso. A criação do blog surgiu como uma válvula de escape do período de estudos para concurso, que é o meu foco. 
Mas já tinha passado uma experiência parecida quando criei a coluna Esmaltes & Cia, no Jornal Folha da Terra, e hoje o blog se tornou a extensão do bate-papo que sempre tive com minhas amigas. Sempre conversei com elas sobre cabelo, esmalte, maquiagem e tudo mais que envolve o mundo feminino. Por esse motivo, escrever no blog está sendo super divertido, porque é como se fosse uma conversa entre amigas.

C.V.: Seu blog livialouzada.wordpress.com recém inaugurado revela o lado prático de se virar no dia a dia. O que te inspirou a publicar tantas utilidades?
L.L.: Uma das coisas interessantes sobre o que escrevo é exatamente isso: não tive inspiração nenhuma para abordar os assuntos dessa forma. Na verdade, quem me conhece sabe que eu sempre fui assim, sempre me virei sozinha. Sempre fiz cabelo, maquiagem, unha, depilação, bijuteria e tudo mais que era possível sozinha. Até que comecei a perceber que tem muita gente que não tem ideia do quanto pode economizar se virando sozinha em casa. Por isso meu foco no blog é compartilhar minhas dicas e, às vezes, dicas de outras pessoas que acho interessantes.

C.V.: Até agora suas publicações são direcionadas ao público feminino. Mas, e os rapazes não vão ter a honra de aproveitar seu texto com dicas para eles também?
L.L.: Claro que vão, já até recebi sugestões desse tipo de pauta, inclusive para o público gay. 

C.V.: Quais os critérios que você usa para selecionar os assuntos que vão para o ar?
L.L.: Por enquanto, tem sido dicas de coisas que as meninas mais usam ou precisam usar no dia a dia e essa lista está grande, ainda nem postei um terço da pauta que tenho pronta. 

C.V.: E como tem sido a receptividade do público? Há um canal interativo para os internautas?
L.L.: A receptividade tem me surpreendido. Tenho recebido muito retorno de meninas que não conheço e que moram em outros Estados. Elas comentam através do blog mesmo, onde há um espaço para comentários ou curtidas, e através de e-mail. 

C.V.: Sabemos que a internet tem um alcance gigantesco e pode promover situações boas e outras desconfortáveis. Isso te assusta ou te incentiva?
L.L.: Quanto às situações boas, é importante aproveitar da melhor forma, mas com relação às desconfortáveis, não me deparei com situações assim ainda. Mas, o que tenho visto em outros blogs é que as pessoas acham que estão fazendo uma crítica, quando estão faltando com o respeito. Então, meu critério é esse: educação, acima de tudo.

C.V.: Quais os mecanismos que tem usado para divulgar sua página? Tem apoio de colaboradores ou você é responsável por tudo?
L.L.: Tenho divulgado no Facebook, onde criei a página https://www.facebook.com/bloglivialouzada e, principalmente no Instagram (@livialouzada). Não tenho nenhum (a) colaborador (a), sou eu mesma que penso, decido e escrevo tudo. Sou uma leitora de blogs há anos, e acho bem complexo essa questão de ter gente ajudando no blog. Desde o início, minha intenção sempre foi fazer um texto simples e engraçado, seja ele o assunto que for, de maquiagem a tecnologia (tb falo sobre os lançamentos desse mercado porque adoro!) e acho difícil fazer outra pessoa entrar no mesmo tom que você para escrever. Blogs que cresceram muito e que não são mais escritos pelas blogueiras, no meu ponto de vista, perderam a autenticidade.

C.V.: Como fruto de Rio Bonito (RJ), pretende publicar dicas e matérias voltadas para assuntos que facilite a vida das pessoas dentro do município?
L.L.: Sim, claro que pretendo, mas é preciso dosar isso, porque tenho muitas leitoras que não moram na cidade.

C.V.: Aliás, como enxerga o município nesse momento, pelas vias da convivência, do sistema político e das questões culturais que não são lá tão valorizadas em lugar nenhum nesse país?
L.L.: Acho que em todas essas áreas, a mudança vem do nosso desejo, da nossa vontade de mudar e/ou de crescer. Mas, o que percebo é que as pessoas, não só em Rio Bonito, estão mais preocupadas em interesses pessoais. Não vejo coerência, por exemplo, em fazer manifestação contra a corrupção ou contra um governante, e furar a fila no supermercado ou ultrapassar pelo acostamento, por exemplo. Então, eu não sei em que sentido vai essa mão, se os entes públicos não valorizam o que deveriam, ou nós que ainda não conseguimos ser realmente cidadãos. 

C.V.: Em sua opinião, como Rio Bonito pode ser reconhecido por ser uma cidade mais útil em todos os sentidos, na educação, na cultura e na saúde, em específico?
L.L.: Acho que isso só vai acontecer a partir do momento que a população tomar as rédeas do futuro da cidade e parar de achar que a solução está nas mãos de uma pessoa ou outra.

C.V.: Até o fim desse ano já planeja novidades para seu blog? Pode adiantar uma?
L.L.: A novidade já está no ar. Em pouco tempo escrevendo no blog, percebi que alguns assuntos não são tão bem explicados escrevendo, mas, sim, mostrando através de vídeo. Por isso criei um canal no YouTube. Ainda está no começo, mas com o tempo ficará recheado de dicas. O nome do canal é Blog Lívia Louzada


Foto: Arquivo pessoal de Lívia Louzada

0 comentários: