'Hermeto - 80 Anos'... Exposição, shows e muito mais!

13 junho 2016 |


O "mago dos sons" faz 80 anos, data importante demais para passar em branco. Por isso, a Prefeitura do Rio,  por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura se aliou à Verastar Criações Artísticas e Culturais na realização do projeto "Hermeto Pascoal - 80 anos"; evento inédito e que irá começar no dia do aniversário do músico, 22 de junho de 2016, na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu. Nos dias 22 e 23 de junho, além dos shows, uma exposição sobre o artista com partituras, fotos, e muitos itens relacionados a sua carreira.

Além disso, um grupo de músicos executando canções de Hermeto  irá tornar a mostra ainda mais palatável.  No dia 24 não ocorrerão shows, mas a exposição poderá ser visitada pelo público. Dia 25 de junho, o espetáculo será na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira.  Hermeto terá a companhia do virtuoso grupo que o acompanha há décadas, e de convidados ilustres. Outro fator relevante é o ineditismo do repertório porque, conforme se sabe, o artista jamais  antecipa roteiros musicais pois gosta de surpreender as plateias com exibições originais e exclusivas. O projeto 'Hermeto Pascoal - 80 anos' integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016.

Para auxiliar no processo da acessibidade, os shows contarão com um especialista na "linguagem dos sinais".

Serão seis músicos, além do próprio  Hermeto que tocará flauta-baixo, teclado, escaleta, chaleira, acordeon, em copos d`água, etc...Os instrumentistas que o acompanharão, no palco: Aline Morena (voz, guitarra de 10, percussão corporal), Itiberê Zwarg (baixo elétrico e percussão), André Marques (piano, flauta e percussão),João Paulo (sax, flautas e percussão), Fábio Pascoal (percussão e direção de palco) e Ajurinã Zwarg (bateria e percussão).

Hermeto Pascoal - 80 Anos" visa homenagear um dos maiores artistas brasileiros, famoso internacionalmente, e conhecido pela singularidade do seu trabalho, principalmente como instrumentista, chega aos 80 anos de idade - e mais de seis décadas de carreira - com invejável vigor e atraindo públicos cada vez mais jovens. Hermeto, um raro fenômeno musical que se mantém no topo e levando uma multidão de fãs aos seus espetáculos, consegue a façanha de agradar aos críticos mais exigentes sem jamais ter abdicado do aplauso popular. Seus shows atraem fãs de todas as idades e das mais diversas classes sociais. Por isso, é um artista diferenciado, merecendo todas as nossas homenagens. O projeto ainda incorpora uma exposição igualmente itinerante que narra a bela trajetória do artista. O espetáculo terá ingressos variando entre  preços populares,  especiais e a gratuidade no acesso à exposição. 

Hermeto, celebrado por sua capacidade de "fazer música com qualquer coisa", além dos roteiros musicais inusitados também contará com a presença de convidados ilustres. Na exposição, com o Grupo Itiberê e, no palco, durante apresentações,  com os músicos João Pedro, de Curitiba, e Paulo Maia, de São Paulo. 

Na turnê comemorativa, um show de "música universal" e que vai do regional ao contemporâneo, do complexo ao simples, misturando ritmos, estilos, ditado, exclusivamente, pelo bom gosto. E, como sempre, com o "mestre"  transitando em palcos repletos de elementos nada convencionais. São apresentações exclusivas, únicas e norteadas pelo conhecimento musical e imenso carisma deste multi-instrumentista igualmente ímpar em seus  talentos.

Incensado pela mídia e com uma extensa agenda internacional, Hermeto - que nada têm de hermético como muitos pensam - sempre contagiou platéias. Um projeto com a logomarca da SMC/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, certamente, ficará na memória dos espectadores (e na história da música brasileira).

CIRCUITO CULTURAL RIO

Idealizado pela Prefeitura do Rio, o Circuito Cultural Rio conta com mais de 700 atrações, selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura, que serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais espalhados por toda a Cidade, além dos eventos que acontecem ao ar livre. Com peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e afins, o Circuito Cultural Rio vai possibilitar uma experiência integral da diversidade cultural carioca. 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO PROJETO

 ARENINHA CULTURAL HERMETO PASCOAL
22 e 23/6/2016 – (quarta e quinta-feira)
Prça 1º de Maio s/nº - Bangu - Tel: 3463-4945
-22/ 6 - exposição  de 18h às 21h e show às 21h;
-23/6 – exposição de 15h às 21h e show às 21h
-24/6 – exposição de 15h às 20h (não tem show).

25/6 – ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES – MADUREIRA
Rua Bernardino de Andrade, 200 – Parque Madureira – Madureira/Turiaçu
Tel: 3495-3078 / 3093
 SÁBADO - exposição de 15h às 20h e show às 20h
 Duração média dos shows -  80 minutos
- Classificação etária – Exposição: livre; show: 16 anos
VALOR DOS INGRESSOS PARA OS SHOWS DE AMBOS OS ESPAÇOS:
R$ 1,00(simbólico) com 1kg de alimento não perecível, ingresso solidário (gratuidade de até 50 ingressos por show, para público da rede Municipal de Ensino), (Meia 5,00, inteira 10,00),  e a  exposição é gratuita ao público em geral.
- ACESSO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;
- Produção: Verastar Criações Artísticas e Culturais
 - Patrocínio: SMC/ Prefeitura da Cidade do  Rio de Janeiro
PARA EXPOSIÇÃO (os instrumentos a serem tocados na exposição serão surpresa)
- GRUPO DO ITIBERÊ (podendo ter também as presenças dos músicos  João Pedro e Paulo Maia
– CONVIDADOS PARA O SHOW -  confirmados: João Pedro e Paulo Maia, podendo ter também a presença do Grupo Itiberê.

Uma Observação: No dia 24 de junho, no setor reservado à exposição,  músicos e público em geral poderão levar seus instrumentos (sem captação eletrônica) e tirar um som  no local nas partituras  expostas. E em qualquer outro dia da exposição o público  poderá desfrutar de momentos aprazíveis com seus instrumentos mas, o dia 24 seria o mais apropriado porque não haverá show.



0 comentários: