Ana Salvagni & Eduardo Lobo apresentam o CD ‘Canção do Amor Distante’

11 novembro 2016 |


Com arranjos moldados para voz e violão, ‘Canção do Amor Distante’ é o quarto disco da cantora Ana Salvagni, desta vez em parceria com o violonista Eduardo Lobo, que também assina os arranjos e direção musical.

Fruto de uma campanha de financiamento coletivo realizada em 2015, o CD traz 12 canções que têm em comum o tema universal e atemporal do amor ausente, mas que passeiam por diferentes gêneros, ritmos, épocas e culturas. O disco traz composições conhecidas de nomes brasileiros de peso, como Tom Jobim, Dominguinhos , Carlos Lyra e Sinhô, Adoniran Barbosa, e inclui boas surpresas para o público brasileiro, como a faixa ‘Morna’ do compositor italiano Vinicio Capossela e ‘Viajera del Río’, do venezuelano Manuel Yánez.

A faixa de abertura, “Canção I”, poema de Hilda Hilst e música de Zeca Baleiro, foi também o ponto de partida do trabalho. “O projeto nasceu da vontade de interpretar canções com maior densidade, tanto no texto quanto na música, mas, ao mesmo tempo, buscamos estilos que fogem do caráter nostálgico que normalmente marca as canções com este tema”, explica Ana Salvagni.

Todo o CD foi produzido em Campinas, e contou com a participação especial de diversos músicos: Matteo Ricciadi (clarinete), Chico Santana (percussão), Paulo Freire (viola), Fernanda Vieira (marimba), Carlinhos Antunes (cuatro venezuelano) e Thibault Delor (contrabaixo).
A opção pelo financiamento coletivo foi uma novidade na carreira da cantora. “Na etapa da campanha para o financiamento, foi muito gratificante ir acompanhando a lista de colaboradores crescer e ver que o projeto poderia realmente ser executado. O financiamento foi de fato uma ação coletiva. Ter estado dentro deste movimento e vê-lo agora, de certa distância, é comovente”, comenta a cantora.

Sobre Ana Salvagni

Cantora, regente e poeta, Ana Salvagni concluiu o curso de Regência pela UNICAMP em 1994, mesmo ano em que começou a cantar profissionalmente com o Trio Bem Temperado (José Eduardo Gramani e Patrícia Gatti). Têm dois livros de poesia publicados, “Janela Sem Tranca” e “Fotos do Espelho”, e três CDs lançados, “Ana Salvagni” (1999), “Avarandado” (2005) e “Alma Cabocla” (2009). Este último, dedicado ao compositor Hekel Tavares (1896-1969), foi premiado como Melhor Álbum Regional pelo 21º Prêmio da Música Brasileira, em 2010.

Ana Salvagni também é regente dos corais Açucena, Avis Rara e Da Quinta, todos de Campinas-SP, e integra o espetáculo “Janelas do Tempo” junto ao grupo Choro da Mata. Participou de importantes programas musicais da TV Cultura de São Paulo e, atualmente, apresenta-se em espetáculos ao lado do violeiro Paulo Freire e também em duo com o violonista Eduardo Lobo.

Sobre Eduardo Lobo

Guitarrista e violonista, é doutorando em música pela Unicamp e professor no curso de Licenciatura em Música da Faculdade Nazarena do Brasil. Como integrante do grupo Quatro a Zero, obteve segundo lugar no 7º Prêmio VISA de Música Instrumental Brasileira em 2004. Lançou os CDs “Choro Elétrico” (2005), “Porta Aberta” (2008), “Alegria” (2010) e “Viajante” (2015). Em 2009, gravou o CD “Abrideira”, do grupo de choro Fina Estampa, coproduzido por Maurício Carrilho. Em 2013 lançou o disco de música instrumental “Ideia de Antes”.

Estreou, ao lado do Quatro a Zero, Rafael dos Santos e Guilherme Ribeiro, o “Concerto Carioca 3” de Radamés Gnattali, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Campinas e regência de Victor Hugo Toro. Também ligado à educação musical, escreveu o primeiro livro de aprendizado de cavaquinho para o Projeto Guri no ano de 2011. Atualmente concilia as áreas de pesquisa, docência e artística. Em 2016, lançou também o CD ‘Viajante’, junto com o pianista Rafael dos Santos. Inspirado na obra de Radamés Gnattali, o CD foi gravado em com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e patrocínio do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas).

CD Canção do Amor Distante - Ana Salvagni & Eduardo Lobo


Repertório

1.        Canção I (Zeca Baleiro e Hilda Hilst)
2.        Punhal (Guinga e Paulo César Pinheiro)
3.        Morna (Vinicio Capossela)
4.        Contrato de Separação (Dominguinhos e Anastácia)
5.        Apaga o Fogo, Mané (Adoniran Barbosa)
6.        Adeus, Eulina (Catullo da Paixão Cearense)
7.        Quantas sabedes (Martim Codax -sec. XIV)
8.        Viajera del Río (Manuel Yánez)
9.        Entrudo (Carlos Lyra e Ruy Guerra )
10.    Cantiga de Amigo (Elomar Figueira Mello)
11.    Chequerê (Sinhô)
12.    Chora Coração (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

Foto: Divulgação


0 comentários: