Macaé comemora Dia da Cultura

07 novembro 2016 |

O Dia Nacional da Cultura foi comemorado no sábado (5) e Macaé (RJ) celebra a data com uma série de manifestações promovidas, tanto durante a semana, como ao longo do ano. Poesias, espetáculos, músicas, danças, telas, fotos, teatro, livros, espaços, palcos, praças, ruas, auditórios e plateia são alguns elementos que marcam a cultura na cidade.

De acordo com a Fundação Macaé de Cultura, a programação "segue a frase do Grande Milton, o Nascimento: 'todo artista tem de ir aonde o povo está'". A Fundação realizou atividades e reabriu espaços culturais, promoveu novos projetos, tendo como objetivo democratizar o acesso à cultura e invocar o sentido de integração e descontração.
- Neste dia, temos que referendar nosso compromisso com uma política de cultura em Macaé, que avance processos de inclusão social e democratização dos bens culturais.  Assim como reformular parcerias que nos aproximem de produtores culturais e instituições, em diversas vertentes e que carecem do fomento da estratégia de desenvolvimento cultural pensada pela FMC. Com diálogo e concretização do Sistema Municipal de Cultura, poderemos avançar na dança, no teatro, na música, nas artes plásticas, no incentivo à leitura, no circo, enfim, nas atividades relacionadas - registra Tânia Jardim, presidente da Fundação Macaé de Cultura.
Confira algumas das atividades realizadas este ano pela FMC:
Mutirão cultural no Polo Fronteira - Cores, danças, desenhos, produções, grafite, músicas, oficinas, jardim reciclável, filmes, lendas, histórias, ginástica, capoeira e poesias marcaram o aniversário de três anos do Polo da Fronteira, com o Projeto "Mutirão Cultural".
As atividades aconteceram simultaneamente nas dependências do prédio, assim como a revitalização com pequenos reparos e ilustrações temáticas.
Enquanto uns jogaram capoeira, outros pintaram, produziram, leram, ouviram histórias, dançaram, aprenderam, ensinaram. O Mutirão foi uma das primeiras ações de muitas que o Polo Fronteira realizou este ano.
Dia Mundial da Dança - Aplausos, buzinas, alegria e a surpresa dos motoristas deram o tom da celebração do Dia Mundial da Dança, enquanto bailarinos da Escola Municipal de Dança (EMDança) faziam intervenções nos sinais de trânsitos da cidade. A Praça das Artes do Teatro Municipal também  foi palco de belas apresentações como dança de salão, coreografias dos Portadores da Alegria e roda de capoeira. A arte da dança invadiu ruas e corações.
Sana instrumental e festival - O espaço CriaSana foi palco de um dos maiores festivais realizados na Serra macaense. A música instrumental esteve presente na performance de grandes artistas. O Festival teve inicio com a exposição "João Gilberto, o Mito - 80 anos", seguindo com apresentações do Clube da Bossa Quarteto, Piry Reis, Bruno Py e Sexteto e a Orquestra de Violões do Colégio Raul Veiga.
Espetáculos -  Apresentações como A Gata Borralheira, Como Caçar um Homem, Divinas Damas do Samba e Não Deixe o Samba Morrer, como também Festival de Dança, Concertos, incluindo o belíssimo da Orquestra Sinfônica da Nova Aurora, Kolirius Internacional  (A arte do Grafite) e shows fizeram parte da programação do Teatro Municipal.
Artistas como Aldebaran Bastos, Lita Lopes, Bruno Py, Victor Biglione, Vinicius Cardoso, Helder Santana, Raphael Miranda, Mariucha Correa, Helinho Rodrigues, entre outros, proporcionaram momentos belíssimos no Teatro.
Biblioteca e espaço cultural na Região Serrana - A bibliotecas do Sana, Osmar Sardemberg, e a de Glicério, Professora Henriqueta Marotti, além do Espaço Cultural Antônio Otto de Souza, foram reabertos. Projetos e ações como Cultura de Novembro fazem parte da programação.
Solar dos Mellos - Projetos como Visitas Guiadas e Lugares de Memórias fazem parte da programação. O Museu Solar dos Mellos também é palco de encontros de poesias, cursos e formação continuada em parceria com outras secretarias e com a vice-presidência de Promoção e Preservação de Identidade Cultural e Racial, representada por Zoraia Braz. Vários lançamentos de livros aconteceram este ano, o último foi do professor, teatrólogo e vice- presidente do Acervo Histórico e Patrimonial, Ricardo Meirelles, "Disse Adeus às Ilusões e Embarcou para Hollywood!", no qual as atrizes Priscila Vieira e Fátima Jorge realizaram com maestria a Leitura Dramatizada do Texto.
Projeto Benê Lá - Idealizado pela FMC, fez da Praça Jorge Marins, em frente ao Mercado Municipal de Peixes, palco oficial da cultura macaense às quartas-feiras a partir das 17h30min. As edições acontecem com apresentação de música instrumental, samba de raiz e poesia, tendo o músico Marco Polo no comando, além de exposição de artesanato. A proposta inicial tem como referência  homenagear o compositor macaense Benedito Lacerda que, em 2016, completaria 113 anos de nascimento.
Projeto "A língua do P, poesia, poeta, povo". Comandado pelo professor, jornalista e poeta Gerson Dudus, o objetivo do projeto é reunir, semanalmente, os poetas, e abrir espaço para interpretarem suas próprias poesias e de autores consagrados - o encontro também visa resgatar os leitores poéticos, que estão em decréscimo no Brasil. A cada edição um novo tema. Acontece todas às terças no Foyer do Teatro Municipal a partir das 18h30.
Mostra "Um olhar originário" - Idealizada pelo vice-presidente da FMC, Cláudio Santos, a mostra ainda continua em exposição na Galeria Hindemburgo Olive. Trata-se de uma retrospectiva reunindo obras como pinturas, esculturas e fotografias dos artistas macaenses.
A  mostra "Um olhar originário" tem a pretensão de desencadear processo de observação de como a sociedade lida as artes de forma geral, sua multiplicidade. As artes plásticas têm essa capacidade. Uma exposição oferece em volta dela um ambiente que permite, por sua permanência, esta reflexão.
FMC - Cultura todo dia
A FMC também promove o Ensaio Aberto da Orquestra Popular de Macaé (OPM), toda quarta, 15 horas, na Praça das Artes e mantém as aulas de arte, música, dança, canto, teatro, capoeira, entre tantas outras atividades por meio da Escola Municipal de Dança, Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e Polo de Cultura Fronteira, que realizou este ano o Batismo de Cordas na Capoeira e Espaço CriaSana.
Dia da Cultura - A data comemorativa foi instituída pela Lei Nº 5.579, de 15 de maio de 1970, a qual definiu que no quinto dia do mês de novembro de cada ano comemora-se o Dia da Cultura e da Ciência. A comemoração é uma homenagem à data de nascimento do escritor Rui Barbosa.

Texto: Jornalista Mônica Braga

0 comentários: