Educação se prepara para receber livros didáticos

25 janeiro 2017 |


A rede municipal já está se preparando para receber neste mês de janeiro, novos livros didáticos que serão utilizados pelos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (sexto ao nono ano) neste ano letivo, em Macaé (RJ). A entrega, que segue um cronograma específico, faz parte da ação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O objetivo é melhor atender à demanda das escolas e reforçar a qualidade do ensino. Macaé se destaca na gestão do livro didático por ser uma das únicas secretarias do país a investir em cursos de formação continuada ]voltados para as boas práticas na gestão escolar. 

Os livros serão enviados pela unidade dos Correios - Campos dos Goytacazes. Além da entrega, também será disponibilizada reposição de livros para os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano e complementação para os que estudam no quarto e quinto ano. A equipe de Apoio ao Livro Didático vai intensificar junto às escolas municipais estratégias voltadas para reforçar o cuidado e a preservação.

"As unidades atendidas com livros didáticos também devem cumprir compromissos legais referentes à entrega, conservação e devolução. A rede atende ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) diante da promoção de políticas de conservação e devolução dos livros didáticos, remanejamento de livros e gestão-solicitação da reserva técnica”, pontuou o secretário de Educação, Guto Garcia.


A prefeitura também prioriza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação quanto à universalização do acesso e à melhoria da qualidade da educação básica, bem como a previsão constitucional sobre o fornecimento de material didático.

A educação vai preparar as escolas, na volta às aulas, no dia 6 de fevereiro, para a execução de ações que visam às boas práticas na gestão escolar.

De acordo com a responsável pelo setor de Apoio ao Livro Didático, Roze Thomaz, Macaé segue a determinação do Ministério da Educação e seguirá com campanhas educativas voltadas para o livro didático no ano letivo de 2017.  "A proposta do trabalho é valorizar ações eficazes desenvolvidas nas escolas municipais, como campanhas educativas, remanejamentos de livros, conservação e devolução", observa.


Texto: Joice Trindade
Foto: Maurício Porão - Arquivo

0 comentários: