Show Cronistas da Cidade homenageia São Paulo em seu 463º aniversário

10 janeiro 2017 |

No repertório, clássicos de Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini na voz de Dani Mattos & Toque de Bambas. Show tem participação especial do ator Pascoal da Conceição que interpretará poesias de Mario de Andrade. Ao final, o público poderá curtir a Velha Guarda do Samba da Barra Funda.


Show com Dani Mattos & Toque de Bambas traz o melhor do samba no aniversário de São Paulo.

No próximo dia 25 de janeiro, quarta-feira, às 11h, a Casa Mário de Andrade recebe o show Cronistas da Cidade, onde o grupo Dani Mattos & Toque de Bambas homenageia em verso, prosa e muito samba, a cidade de São Paulo, através das composições de Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias.
No repertório, clássicos como Samba no Bixiga, Luz da Light/Acende o candeeiro, Samba Italiano, Apaga o fogo, Mané (Adoniran Barbosa), Praça Clovis, José, Samba Erudito (Paulo Vanzolini) entre outros.
Com toques de humor, o show busca ilustrar as canções com breves informações e diálogos desses compositores que retrataram a vida na capital durante o século XX. “Aliamos ao repertório musical desses mestres do samba, a poesia de Vanzolini, e diálogos cômicos criados por Adoniran e Osvaldo Moles para as típicas personagens das novelas de rádio”, explica a cantora e pesquisadora, Dani Mattos.
Adoniran e Vanzolini, capturaram em suas composições o jeito de ser peculiar do habitante da cidade de São Paulo, recém metrópole, repleta de viadutos e edifícios altos, mas também de arrabaldes, vilas e ruas de aspecto interiorano, onde a luz da Light sempre acabava dando lugar a vela e o querosene.
O espetáculo traz como convidado especial o ator, diretor e produtor teatral Pascoal da Conceição que interpretará poesias de Mario de Andrade. O artista atuou em diversos papéis no teatro, cinema e na TV, os mais conhecidos: Dr. Abobrinha na série infantil “Castelo Rá-Tim Bum” (TV Cultura), Mário de Andrade na minissérie “Um Só Coração” e na minissérie JK (Rede Globo).
Sobre Dani Mattos & Toque de Bambas
Formado em 2008 em rodas de samba, Dani Mattos & Toque de Bambas exploram compositores e temas da história do samba e da Música Popular Brasileira, do século 20 até os dias atuais. A proposta do grupo é a exaltação de sambas clássicos, atemporais por meio de vasta pesquisa sobre as obras de compositores como: Vanzolini, Germano Mathias, Adoniran Barbosa, Geraldo Pereira, Príncipe Pretinho e outros grandes nomes eternizados por suas canções.
O grupo é formado por Dani Mattos (voz, direção musical e artística), Tito Longo (vocal, cavaquinho, arranjos e direção musical); Rodrigo Carneiro (7 cordas), Edu Batata (vocal e percussão) e Koka Pereira (percussão).
Sobre a Casa Mário de Andrade
A Oficina Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922.
A Casa abriga, além de oficinas de literatura e escrita, uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de gravações e filmes nos quais ele aparece.
Sobre a Poiesis

A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma organização não governamental. A instituição, tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Show Cronistas da Cidade com Dani Mattos & Toque de Bambas
Data: 25/01/2017
Horário: 11h – quarta-feira
Entrada franca
80 lugares
Duração 1h30
Local: Oficina Cultural Casa Mário de Andrade
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda Tels.: (11) 3666-5803 / 3826-4085

Foto: Douglas Garcia


0 comentários: