Primeiro mutirão de castração de cães e gatos é considerado sucesso

20 maio 2017 |


A prefeitura  de Macaé (RJ) realizou, neste sábado (20), o primeiro “Mutirão de Castração de Cães e Gatos” gratuito, para os moradores do bairro Lagomar. Foram 38 animais submetidos à intervenção cirúrgica, no Posto de Abastecimento e Combate ao Aedes, que foi adaptado para procedimento.

Equipes médicas participaram do mutirão, como o médico veterinário Edmundo Abílio, professor de cirurgia para animais de pequeno porte do curso de veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes e sua equipe de 13 médicos veterinários (mestres em cirurgia), parceiros do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG).

Além disso, o corpo de médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Macaé e o voluntariado formado por mais de 20 estudantes de medicina veterinária, enfermagem, protetores de animais e servidores públicos do município contribuíram para a realização da ação.

- Hoje foi um marco para nós que acreditamos que é possível realizar políticas públicas para animais em Macaé. Tivemos um voluntariado excelente e a adesão do Pet Star (pet shop) que ofereceu brindes e atrativos para as crianças que se encontraram aqui durante o procedimento com os 22 cães e 16 gatos. Tivemos aqui também o primeiro alimentador público para pequenos animais que futuramente será afixado em locais estratégicos da cidade através de parcerias. Só podemos dizer que o saldo foi bastante positivo -, ressaltou coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim.

Na avaliação do doutor Edmundo Abílio, o crescente aumento populacional de cães e gatos é um problema de todo o Brasil e a solução viável que ameniza é a castração, evitando que estes animais continuem a se reproduzir e consequentemente, gerarem mais abandono, principalmente, nos bairros mais carentes onde sempre tem animais soltos. Ele disse que pretende continuar a parceria com a cidade.

- Macaé está próximo Uenf/Campos e isso facilita a nossa vinda. Hoje, como teste, foi excelente em todos os aspectos. A prefeitura fez um trabalho de registro dos animais e os exames clínicos prévios. Percebemos que mesmo com a chuva os animais de ambos os sexos e raças foram castrados. Isso nos anima a continuar com a parceria -, assegurou.

A diarista Lina Andrea, 37 anos, estava muito feliz com a castração de sua cadela de sete meses que achou na rua quando tinha dois meses e a adotou. Ela conta que possui ainda duas outras cadelas que estão em tratamento de câncer no consultório veterinário público do Parque de Exposições e que essa castração veio ao encontro de quem não tem condições de arcar com os custos. “Esse programa caiu do céu. O que a prefeitura está fazendo é muito importante para quem não tem condições financeiras, mas que precisa cuidar do seu animal”, disse. 

O médico veterinário Carlos Magno, que também é mestre em cirurgia, participou ativamente do mutirão deste sábado no Lagomar. Para ele, o programa se distingue tanto no controle populacional como evita zoonoses e até acidentes de trânsito com os animais. “Acho de fundamental importância para o município, pois muitos animais possuem proprietários, mas também têm acesso às ruas e o ingresso da cadela às ruas quando está no cio terá sempre como consequência ninhadas indesejadas”, explicou.

O “Mutirão de Castração de Cães e Gatos” é realizado pela prefeitura, por meio do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG) e executado pela coordenação especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ)

Voluntariado – A estudante de medicina veterinária da Faculdade Castelo Branco do Rio de Janeiro (Unidade da Penha), Karine Veloso, 23 anos, foi voluntária do mutirão no Lagomar. “Não importa a causa, importa ajudar e isso aqui está muito bonito porque tem voluntários unidos em prol da causa dos cães e gatos”. A estudante de enfermagem da Estácio de Sá, Manuela Carvalho, 19 anos, explicou que também viu nas redes sociais e logo se propôs a vir. “Achei muito legal a iniciativa de castração popular de cães e gatos aqui na cidade. Nunca houve antes e é de extrema importância na diminuição do índice de crescimento populacional”.


Foto: Guga

0 comentários: