Programa Eleitor do Futuro mobiliza escolas

09 maio 2017 |


Cerca de cem alunos do nono ano do Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola participaram nesta terça-feira (9) de palestra ministrada pela equipe da 254ª Zona Eleitoral de Macaé e a coordenação dos Conselhos Escolares, dentro do Programa Eleitor do Futuro.

Os estudantes receberam orientações sobre o processo eleitoral com abordagens para temas como democracia, governo do povo, soberania, cidadania e o direito e dever do voto.

Davi Souza e Emely da Silva Rodrigues aprovaram a palestra. "Temos que ser conscientes quanto ao nosso poder de decisão. O voto é único e importante para nosso presente e futuro", conta Emely, de 14 anos. Davi confessou que não sabia de várias questões referentes ao voto. "Descobri que se a pessoa tiver 15 anos no ano da eleição, pode tirar o título, mas só poderá votar se tiver com 16 anos até a data da eleição. Vou me animar e requerer meu título. Aqui na escola, também quero apresentar propostas nesta eleição simulada, voltada para o bem-estar da população", conta.

O Eleitor do Futuro será realizado com 563 estudantes do nono ano de quatro escolas: Ciep Municipal Maringá (Campo do Oeste), que receberá palestra na quinta-feira (11); Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), que contará com palestra no dia 16, além de Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), cuja palestra foi realizada na segunda-feira (8) e Leonel Moura Brizola (Barra).

Os alunos se dividirão em cinco partidos: "Vida e Saúde", "Liberdade, Respeito e Dignidade", "Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar", "Segurança Pública e Combate à Violência" e "Educação, Profissionalização e Cultura".

O partido vencedor entregará uma carta de intenções à direção da escola, à Secretaria de Educação e ao Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, como resultado das discussões.

Cidadania e consciência social são estimuladas

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o programa tem como foco despertar nos alunos das turmas de nono ano, o interesse e o desejo de conhecer e participar de forma responsável e consciente do processo político.

"Outros objetivos do programa são ampliar, capacitar e mobilizar jovens e futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado", ressalta Guto Garcia.

O trabalho do Eleitor do Futuro, segundo a analista judiciária e chefe da 254ª zona eleitoral, Brunella Amorim Pagotto, se destaca por ser interdisciplinar, com o desenvolvimento regular de treinamentos com a urna eletrônica e realização de eleições.
Nesta terça-feira, foi realizada palestra ministrada pela chefe da 254ª zona eleitoral; o técnico judiciário, Eduardo Gouveia; além da coordenadora do Programa Conselhos Escolares, Márcia Correa. 
"O foco é a participação direta de um processo eleitoral fictício com direito à urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE) e apresentação de plataformas políticas, que terá início com o registro das candidaturas", pontua Márcia.

Etapas do programa

O cronograma segue nas escolas com a mobilização de estudantes e professores. Antes do processo eleitoral, os alunos participarão de oficina de Preparação e Desenvolvimento de Campanha.

Os estudantes vão desenvolver projetos entre os dias 15 a 31 deste mês. No período de primeiro a 23 de junho haverá a campanha eleitoral. A eleição simulada dos cinco partidos será entre os dias 26 e 29 de junho. Após a diplomação, os alunos eleitos vão encaminhar a carta de intenções para gestores públicos.

Além disso, no processo eleitoral, os alunos  poderão utilizar material gráfico e realizar comícios e debates. Para o pleito, a equipe da 254ª Zona Eleitoral de Macaé encaminhará com antecedência para cada escola, títulos eleitorais fictícios para a habilitação dos alunos ao exercício do voto, fará a montagem dos locais de votação e iniciará em conjunto com os mesários o processo eleitoral seguindo todas as orientações que serão encaminhadas pela Secretaria de Educação.

O programa é uma parceria da 254ª Zona Eleitoral de Macaé, Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro com a Secretaria de Educação de Macaé, por meio da Superintendência Administrativa, Superintendência de Educação Integrada e Programa de Conselhos Escolares.

Texto: Joice Trindade


Foto: Ana Chaffin

0 comentários: