Feira de Responsabilidade Social discute a água, biodiversidade e inclusão

12 junho 2017 |


A X Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos foi aberta, na Cidade Universitária, na tarde desta segunda-feira (12). Durante três dias, até quarta (14), pesquisadores, professores, alunos, servidores e empresários discutem o tema “Água, Biodiversidade e Inclusão: Ações Locais para Desafios Globais”, das 14h às 21h. A entrada é franca.

- Uma das propostas deste evento é colocar os alunos da rede em contato direto com os tipos de energias alternativas existentes. Semana passada, lançamos o projeto Mãos à Obra em que as universidades apresentaram aos empresários as potencialidades do saber e do conhecimento do município. Assim construímos uma cidade sustentável – destacou o secretário municipal de Educação, Guto Garcia, que participou da mesa de abertura da feira representando o prefeito Dr. Aluizio.

O papel da universidade no processo de sustentabilidade e inovação é um dos temas do Fórum do evento que aborda questões de importância para a sociedade globalizada relacionadas aos recursos hídricos, preservação da biodiversidade, inclusão social, energias renováveis, consumo consciente, degradação de áreas de proteção ambiental, prosperidade a partir dos ativos ambientais da região, economia solidária e outros.

- Sugiro que a placa de entrada de Macaé seja “Capital do Conhecimento” porque o conhecimento é a economia do futuro, junto com a informação, e aqui se produz muitas pesquisas de interesse da sociedade, principalmente neste momento de desafios. A academia contribui, com as suas pesquisas, para uma cidade sustentável, o que esperamos, principalmente, dos nossos jovens que formam as gerações do futuro – disse Martinho Santafé, organizador do evento junto com Bernadete Vasconcelos.

O diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Daniel Nascimento, falou da importância do trabalho em conjunto para a reciclagem do lixo produzido na Cidade Universitária, acordo estabelecido entre o Instituto de Ciências da Sociedade (ICM/UFF-Macaé) com catadores de papel para o descarte inteligente e sustentável dos papéis e papelões produzidos no campus, de forma a contribuir para a geração de renda dos catadores.

- O trabalho envolve a FeMASS e a UFRJ e, juntos com a Secretaria de Educação, pensamos também nos cuidados com a água na Cidade Universitária -, enfatizou o diretor da UFF.

A Feira é organizada pela Revista Visão Socioambiental e parceiros, como a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Federal Fluminense (IFF), empresas e Ongs locais. O evento conta ainda com painéis, oficinas, workshops, cinema socioambiental, feira de artesanato com o uso de materiais reciclados, biblioteca sobre rodas e outras atrações. A programação completa da Feira está disponível no sitevisaosocioambiental.com.br.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros, em Macaé (RJ).

Foto: Guga Malheiros/Secom


0 comentários: