Players do mercado fecham negócios com fornecedores regionais na 'Brasil Offshore'

21 junho 2017 |


Empresas participaram do primeiro dia da rodada de negócios da feira, que acontece até sexta-feira, em Macaé
Empresas do Brasil, Alemanha, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Mônaco e Reino Unido estão participando da nona edição da Brasil Offshore, feira de Óleo e Gás que acontece até sexta-feira, 23, em Macaé. Durante o segundo dia do evento, players do mercado internacional participaram da 9ª Rodada de Negócios, que continua na quinta-feira, e é realizada pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE/RJ) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) com o apoio da Reed Exhibition, organizadora da feira.
O encontro entre empresas-âncoras com pequenos e médios fornecedores regionais conta com a presença da Air Liquide, Alphatec, Baker Hughes, BW Offshore, Estaleiro Mauá, Forship, Huisman, NUCLEP, Petrobras UO-BC, Porto do Açu, Queiroz Galvão, Shell, Sotreq, Subsea7, TechnipFMC, Transpetro e Tridimensional. Em 2015, as 20 empresas âncoras e as 113 empresas fornecedoras propiciaram 445 encontros, resultando em R$ 222,5 milhões em expectativas de negócios durante os doze meses seguintes.
Durante o segundo dia da feira, também aconteceram palestras com expositores e entidades parceiras no Espaço do Conhecimento Offshore. O público-alvo são profissionais de toda a cadeia produtiva do setor setor petrolífero, com destaque para exploração de petróleo, serviços de engenharia, construção, logística e armazenamento de máquinas industriais e comerciais. Um dos encontros foi com Glauco Nader, diretor da Dinamus Consultoria, que falou sobre “Cenários e oportunidades  no setor de Petróleo e Gás”.
“Quando a produção de petróleo voltar a crescer, o mercado ficará aquecido novamente. Nós passamos muitos anos só explorando os campos, sem descobrir novos poços. Os leilões de 2017 e 2018 devem atrair investimentos na ordem de R$200 bilhões nos próximos dez anos. Teremos 287 blocos disponíveis, quanto mais forem adquiridos, mais rápida será a retomada do mercado”, analisa Nader.
Grandes empresas investem em oportunidades no segmento
Durante a Brasil Offshore 2017, o gerente-geral da Petrobras Marcelo Batalha defendeu a importância estratégica da Bacia de Campos para a empresa e comentou sobre alguns planos para a continuidade do desenvolvimento da produção na região. "Vamos iniciar, nos próximos meses, a produção nos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça e também implantaremos ações para conclusão das atividades do plano de análise de descoberta do reservatório de Forno, localizado no pré-sal da concessão de Albacora", destacou.
Batalha também mencionou a obtenção recente, junto à ANP, da autorização de extensão do contrato de concessão dos campos de Marlim e Voador até 2052. "Isto abre para a Petrobras oportunidade de novos investimentos nessa importante área de produção offshore. Continuaremos a contar com a parceria de fornecedores, força de trabalho e poder público, o que foi fundamental para chegarmos até aqui”, ressaltou.
A multinacional finlandesa Wärtsilä, líder em avançadas tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia, está lançando na feira seu novo software de serviços: o engenheiro virtual. A tecnologia é um serviço de suporte técnico remoto para manutenção, reparo e inspeção de seus equipamentos instalados em navios ou usinas de energia. Para Diego Colicchia, gerente geral de operações da Wärtsilä Brasil, o tempo de operação é o fator mais importante.
“O conceito de engenharia virtual da Wärtsilä torna possível fornecer suporte em tempo real à equipe de serviço em campo e conhecimento remoto dos nossos especialistas na base - em caso de solução de problemas e reparos complexos -, sem ter que interromper as operações do navio ou da usina de energia. Além da redução de custos, isso maximiza o tempo de funcionamento e eficiência das operações do cliente. A utilização desse tipo de tecnologia traz benefícios diferenciados de alto valor agregado".
Reed Exhibitions Alcantara Machado
A Reed Exhibitions Alcantara Machado atua no Brasil através dos seus escritórios em São Paulo e Ribeirão Preto. Com um portfólio de cerca de 40 marcas em todo o território nacional, o grupo traz para o Brasil as melhores práticas em exposição de eventos, com a experiência de quem é líder mundial neste mercado.
Participar de um evento organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado é estar em uma vitrine de relacionamento que recebe, anualmente, somente no Brasil, cerca de 1 milhão de compradores.
Além do Brasil, a Reed Exhibitions atua em 42 países. São mais de 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Society of Petroleum Engineers
A SPE é uma associação profissional sem fins lucrativos cujos membros estão envolvidos no desenvolvimento de recursos energéticos e de produção. Atualmente, atende mais de 143 mil membros em 137 países em todo o mundo, se firmando como um recurso fundamental para o conhecimento técnico relacionado à exploração e produção da indústria de petróleo e gás. A associação ainda presta serviços através de suas publicações, eventos, cursos de treinamento e recursos online em www.spe.org.
Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Fundado em 1957, o IBP é uma organização privada, sem fins lucrativos, focada em promover o desenvolvimento da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis brasileira em um ambiente competitivo, sustentável, ética e socialmente responsável. Hoje, o IBP reúne mais de 200 empresas e profissionais associados e é reconhecida como um representante da indústria importante para o seu conhecimento técnico e para fomentar o debate das grandes questões do setor. Organizador dos principais eventos da indústria no Brasil, o IBP também desenvolve cursos e capacitação de profissionais do setor, normas, certificações e publicações técnicas. Saiba mais no site do IBP (www.ibp.org.br).
Brasil Offshore 
Data: 20 a 23 de junho de 2017
Horário: das 14 às 21h
Local: Centro de Convenções Roberto Marinho - Macaé Centro 
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, Km 170 - Barreto | Macaé/RJ  | CEP: 27965-250 
http://www.brasiloffshore.com/
Foto: Divulgação

0 comentários: