Visitantes movimentam a economia de Cabo Frio e são homenageados no Dia do Turista

13 junho 2017 |


Cidade é um dos destinos mais procurados do Brasil

Eles chegam de todas as partes do Brasil e do mundo. Conhecem a cidade, aprendem a nossa cultura, experimentam nossos sabores. Os turistas movimentam a economia de Cabo Frio e trazem agito para a cidade. Por isso, merecem todas as homenagens neste dia 13 dia junho, quando é comemorado no Brasil o "Dia do Turista".

“Os turistas são essenciais para a economia da cidade. Eles sempre são bem recebidos, por isso voltam todos os anos. Estamos trabalhando a cada dia para melhor recebê-los e proporcionar sempre bons momentos”, afirma a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.

Cabo Frio, como todos sabem, atrai muitos turistas todos os anos. E não é para menos. Afinal de contas, quem não quer conhecer uma das mais belas cidades do litoral brasileiro? Mais do que lindas praias, de areias brancas e águas azuis "tipo Caribe", a cidade possui diversos monumentos históricos e uma farta gama de bares, restaurantes, casas noturnas, além de diversos tipos de hospedaria, incluindo hotéis, pousadas, hostels e casas de aluguel. Somente no Réveillon a cidade costuma reunir cerca de 1 milhão de pessoas na Praia do Forte.


“Cabo Frio é reconhecidamente uma das cidades mais bonitas do país, e um dos principais roteiros turísticos do Rio. Muitos turistas vêm de outros estados, principalmente São Paulo e Minas Gerais, a procura das nossas praias de águas cristalinas e areias brancas”, diz Fabiola, lembrando que a cidade sempre fica movimentada em todos os feriados prolongados do ano.

De acordo com Maria Inês Oliveros, diretora do Convention & Visitors Bureau da cidade, a estrutura de receptivo para os turistas tende a crescer com ações de fomento ao setor.


“Estamos implantando a marca “Cabo Frio a Melhor Temporada”, que visa impulsionar o turismo durante março a novembro, que é um período considerado de baixa temporada. Vamos mostrar que nesse período é a melhor temporada. Também estamos fortalecendo os eventos que já estão consolidados como o Festival Sabores, que já está na sua 3ª edição. E temos também uma preocupação muito grande em unificar uma linguagem no atendimento ao turista e na preservação da cidade”, destaca ela.


Turismo histórico atrai visitantes

Engana-se quem pensa que o turismo de Cabo Frio se resume apenas às praias. Sendo a sétima cidade fundada no Brasil, em 1615, Cabo Frio possui monumentos que remontam à época da colonização portuguesa. É o caso do Forte São Mateus, um marco na colonização do Brasil, que defendia o território no século 17. Para os mais saudosistas também há a opção de visitar o charmoso bairro da Passagem, berço da ocupação da cidade. E a lista não para: Fonte do Itajuru, Charitas, Fazenda Campos Novos, Convento Nossa Senhora dos Anjos...


O turismo representa uma parcela importante na economia local. Ao longo do ano, os milhões de visitantes que chegam à cidade movimentam a economia, seja com alimentação, comércio, transportes, e principalmente rede hoteleira. De acordo com Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Cabo Frio, a ocupação hoteleira na alta temporada ultrapassa os 90%:

“Na alta temporada a ocupação chega a 95% nos fins de semana de janeiro. É uma época muito proveitosa para o setor. Ao longo do ano a média de ocupação é de 60%, o que também é uma média excelente”, conta ele.


Fotos: Evangelos Pagalidis

0 comentários: