Capoeira: Cordão de Ouro celebra 50 anos

01 agosto 2017 |


Capoeiristas do mundo todo se reunirão no Brasil
Em sua admirável trajetória trilhada ao longo das últimas cinco décadas, a Associação de Capoeira Cordão de Ouro viu o sonho de dois amigos (Mestre Suassuna e Mestre Brasília) crescer e ganhar visibilidade internacional, em prol do ensino e da difusão esportiva e cultural da capoeira.

Para celebrar o cinquentenário, o grupo programou uma semana especial que acontecerá de 9 a 13 de agosto, em São Paulo.

O evento terá inúmeras atrações abertas ao público como aulas, apresentações, shows, debates, lançamento de CD e DVD e a participação de convidados estrangeiros.

Entre os destaques está o lançamento dos livros “Mestre Suassuna - Zum,zum,zum, Cordão de Ouro”, do Mestre Boca Rica, que narra a história do mestre Suassuana e do próprio Cordão de Ouro e do livro "Livro Mandinga em Manhattan" da  escritora e fotojornalista Lucia Correia Lima.

Uma história de superação e perseverança.
Eram tempos difíceis em que o país passava um dos seus períodos mais sombrios, no final dos anos 1960.

A capoeira, assim como outras expressões populares e culturais, enfrentava dificuldades para ganhar novos horizontes, principalmente em algumas regiões.

Mas isso não intimidou o mestre Reinaldo Ramos Suassuna.

Juntamente com o amigo Mestre Brasília, ele fundou, em 1 de setembro de 1967 ,a Associação de Capoeira Cordão de Ouro e, na sequência, a primeira academia.

A inspiração para o nome veio do refrão de uma música que tocou nos festivais daquele ano. Além disso, remetia a Besouro Cordão de Ouro, um capoeirista anterior às divisões Angola e Regional, modalidades que os mestres ensinavam.

Após um curto período de trabalho em conjunto, o Mestre Brasília decidiu fundar seu próprio grupo, o São Bento Grande.

Mestre Suassuna que estava há pouco tempo em São Paulo, vindo de sua cidade natal (Itabuna) na Bahia, continuou com suas atividades em sua primeira academia na capital paulista.

Era uma rotina intensa de apresentações, onde ele mostrava as técnicas do jogo e luta, aprendidas durante a infância e adolescência em terrenos de capoeira em Salvador.

A Capoeira Cordão de Ouro rapidamente se transformou em celeiro de talentos e logo começou a revelar os seus primeiros bambas.

Nomes importantes como Lobão, Esdras Filho, Tarzan, Belisco, Almir das Areias, Caio tiveram seus primeiros ensinamentos lá.

Com atuação primorosa, o Mestre Suassuna passou a ser visto como referência e foi responsável por formar diversas safras de mestres e equipes de capoeiristas, não apenas no Brasil.

Ao longo dos anos, ele sempre focou em aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho, por exemplo, com inovações como o Jogo do Miudinho.

Nos 50 anos de existência, o Cordão de Ouro e, sem dúvida, o Mestre Suassuna, imprimiram com louvor um legado importante na história da capoeira mundial.

Atualmente, o grupo atua com diversas filiais no Brasil e no exterior presente em mais de 50 países,com cerca de 70 mil praticantes no mundo, mantendo a capoeira em um nível altamente técnico, interagindo velocidade, agilidade, elasticidade, criatividade, música e malícia, sem esquecer suas raízes.Hoje a Capoeira é praticada por crianças, jovens e adultos e inclusive deficientes. Ela promove a inclusão de inúmeros jovens em situação de risco social propondo ainda uma profissionalização dos mesmos.
 
http://grupocordaodeouro.com.br

"Dia de Ouro da Cordão – 50 anos"
Data: de 10 a 12 de agosto de 2017 – 9h30
Ingresso: R$150,00 (inscrição para participante - Mestres e Capoeiristas) e grátis para o público
Local: Clube ADC Eletropaulo (Rua Peixe Vivo, 155 - Santa Helena, São Paulo – SP)
Confira a programação completa

10 de agosto (quinta-feira)
9h30 às 12h30
Aulas e oficinas com os mestres Tinta Forte, Cícero, Quebrinha, Sampaio, Ponciano, Flavinho Tucano, Risadinha, Urubu Malandro

14h30 às 18h
Capoeirada: evento que busca valorizar e destacar a importância da mulher na Capoeira.
Aulas e bate papo com mestres do grupo Cordão de Ouro e outros grupos convidados

18h às 21h
Aulas e oficinas com mestres convidados

21h
Rodas de Capoeira com previsão de 6 a 8 rodas

11 de agosto (sexta-feira)
9h30 ao 12h30
Aulas e oficinas com mestres Lobão, Tamanduá , Xavier, Tamanduá, Geraldinho, Irani e Edan.

15h
Lançamento dos livros:
“Mandinga em Manhattan”, de Lucia Correia Lima (aborda o projeto criado e desenvolvido pela jornalista, fotógrafa e capoeirista Lúcia Correia Lima que apresenta uma pesquisa sobre a internacionalização da capoeira)

“Mestre Suassuna - Zum,zum,zum, Cordão de Ouro”, do Mestre Boca Rica (É o primeiro livro dedicado exclusivamente ao Mestre Suassuna e à história de um dos maiores e mais importantes grupos de Capoeira do mundo. Na biografia há rico acervo da biografia do Mestre Suassuna, sua chegada e estruturação em São Paulo e a criação do grupo Cordão de Ouro. O livro foi escrito por Ricardo Corsi, Mestre Boca Rica, hoje residente na Espanha. Boca Rica iniciou-se na Capoeira na Cordão de Ouro, na década de 1990 e faz parte da geração "Miudinho)
Palestra e bate-papo com os autores

17h às 20h
Aulas e oficinas com mestres convidados

20h
Dança Afro e Maculelê - Mestre Folgadinha

22h
Sarau musical com Mestre Bolinha

12 de agosto (sábado)
10h
Abertura Oficial do “Dia de Ouro da Cordão - 50 anos”
10h às 11h
Apresentações dos núcleos
Corredor de saltos, movimentos jogos
Capoterapia Mestre Geraldinho
Capoeira Adaptada (deficientes visuais) com Mestre Tinta Forte
Apresentação Samba de Roda Especial com Prof. Esguicho

11h às 13h
Aulões de capoeira ministradas por mestres de diferentes núcleos de ensino.

15h
Apresentação Afromix com o Mestre Tico

15:30h às 18h30
Aulas e rodas com mestres de diversas gerações do grupo Cordão de Ouro

19h
Dança Afro e Maculelê

21h
Show e Performance Musical do Mestre Suassuna e Mestre Aparício Bolinha.
“Dança Guerreira” e “Dança do Fogo” do Grupo Cordão de Ouro de São Paulo - Mangalot.
Formatura de professores e cerimônia de entrega de diplomas do grupo Cordão de Ouro a mestres de diferentes núcleos
22h
Atração Musical

Fotos: Fabio Augusto

0 comentários: