Os benefícios do Pilates segundo o fisioterapeuta Marcelo Nogueira

21 agosto 2017 |


Todo mundo sabe da importância de se praticar exercícios físicos. Mas, sempre existe alguém que não admira caminhada nem frequenta academia. Para estes o mais indicado é o Pilates. Criado pelo alemão Joseph Pilates (1880 – 1967), seus exercícios, aparentemente suaves, proporcionam o alongamento e o fortalecimento do corpo de forma integrada. Segundo o fisioterapeuta Marcelo Nogueira, responsável pelo consultório clínico Corpo Ativo, localizado no Centro de Rio Bonito (subida do hospital), o Pilates pode ser considerado como uma atividade física ou um tratamento. “Ele trabalha tanto o corpo, ou seja, a parte física, como a mente. Facilita a concentração e, com isso, traz relaxamento físico e mental”, informa.

Nogueira relata os benefícios do Pilates. “Alívio das dores, tonifica os músculos, beneficia a respiração, melhora a postura, alivia o estresse, controla a pressão arterial, melhora a circulação sanguínia, dentre outros favorecimentos”, explica. Em que casos o médico orienta o paciente a praticar Pilates? “Como exemplo, posso citar: problemas de coluna, hérnia de disco, fibromialgia (dores nos músculos devido a problemas emocionais) e para corrigir a postura. Contudo, pode haver outros motivos. Veja só: no caso de alguém que precisou operar o joelho, em seguida, faz a fisioterapia para recuperar os movimentos e, num processo final do tratamento, pratica o Pilates para o fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade”, responde.

O Pilates, de acordo com Nogueira, pode ser praticado tanto por crianças como por idosos, desde que não haja alguma contraindicação. “É um exercício que tem baixo impacto e facilita os movimentos. A pessoa utiliza o próprio peso corporal e a resistência dos aparelhos, que são através de molas”, destaca o fisioterapeuta.

Foto: Arquivo pessoal de Marcelo Nogueira




0 comentários: