Luciano Andrade e a expressão viva do bem-estar

14 julho 2018 |



Cuidar do bem estar das pessoas e ser receptivo ao paciente, em todo o momento, tornou atitude rara, nos últimos tempos se observarmos a área da saúde. Num país onde a crise financeira afeta o corpo dos cidadãos trazendo diversos problemas e, como se não bastasse, prejudica relacionamentos interpessoais, a Fisioterapia unida à Massoterapia proporciona dias melhores a quem se tornou vítima de tantos embates.
Bacharel em Fisioterapia desde 2010 e, em seguida, especializado em Massoterapia, Shiatsu Relaxante, Pilates e pós-graduado em Programa Saúde da Família (PSF),  o jovem Luciano Andrade ganhou destaque no Rio de Janeiro ao se dedicar, integralmente, ao setor. Hoje ele concedeu entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA e comenta sobre assuntos direcionados à saúde.
Acompanhe!
CULTURA VIVA: Por que decidiu seguir esse ramo?
LUCIANO ANDRADE: A Fisioterapia tem uma formação humanista crítica e reflexiva, dando a capacidade de atuar em todos os níveis na área da saúde, obrigando o profissional a ter base no rigor científico e intelectual. Outro fator, não menos importante, é que o objetivo do curso está no movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, objetivando a preservar desenvolver e restaurar a integridade dos seres humanos.
C.V.: Quais os principais benefícios da massoterapia?
L.A.: Os benefícios da massoterapia está na prevenção e tratamento de doenças, promovendo alívio de dores e doenças psicossomáticas, permitindo a flexibilização das articulações e aliviando as tensões crônicas do corpo. Além disso, melhora a imunidade, aumento de endorfinas, alívio de sintomas como enxaqueca, depressão, ansiedade, entre outros. A tensão muscular constringe a sua circulação e a massoterapia ajuda a liberar aqueles músculos tensos aumentando o fluxo sanguíneo e ajuda a liberar toxinas para fora de seu corpo.
C.V.: Por ser fisioterapeuta facilita durante a sessão de massagem?
L.A.: O Fisioterapeuta trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. Como se trata de um profissional da saúde tem a facilidade de realizar massagens nos pontos do corpo que alivia o estresse, diminui a ansiedade, alivia as dores e tensões musculares. Nos casos de pacientes hipertensos melhora a circulação sanguínea, elasticidade da pele e o sistema imune, baixando a pressão arterial. Outro ponto que esse profissional pode explorar é a estimulação e equilíbrio do sistema intestinal; eliminação de toxinas e resíduos metabólicos e diminuição das insônias. Claro que a pessoa deve criar o hábito de receber uma massagem pelo menos uma vez por semana, assim é possível evidenciar todos os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde.
C.V.: Como faz sua reciclagem? Participa de novas especializações e eventos?
L.A.: Através de cursos online e presenciais como, por exemplo, o Coursera (https://www.coursera.org). É fundamental a participação nos eventos nas áreas da saúde e fitness, onde há oportunidade de atualizar os conhecimentos e novos contatos com demais profissionais da área.
C.V.: Qual o futuro da massoterapia, em sua opinião?
L.A.: A massoterapia é tão antiga quanto à história da vida humana, já que desde os seus primórdios o homem realizava fricções no corpo para promover o bem-estar e a sensação de conforto. No entanto, o primeiro país a reconhecer a massagem como terapia de maneira oficial foi a China, em 2.800 a.C. Atualmente, existem inúmeras técnicas de massagem, entre massagens com técnicas orientais e ocidentais, com uso de acessórios das mais diversas origens. Segundo as diversas fontes de pesquisa do setor, no Brasil, temos cerca de 30 milhões de pessoas que buscam por massagens ao menos uma vez por ano. E é devido a isso que podemos dizer que o mercado de massoterapia está em alta, receptivo aos novos profissionais com boas referências e que realizaram bons cursos de massagem.
C.V.: Como fisioterapeuta,  quais os principais trabalhos que já realizou  em atendimento ao público?
L.A.: O Massagista é o profissional responsável por oferecer serviços de massagem em centros de estética e clínicas, entre outros locais de atendimento. Em algumas cidades encontramos tendas instaladas ao longo da praia e entre as barracas instaladas por massoterapeutas, prefeituras municipais e como atrativo diferencial para o estabelecimento comercial.
C.V.: Qual sua opinião sobre a situação da saúde no Brasil?
L.A.: A situação da saúde no Brasil está desprezada, em todos os sentidos, pelo Setor Público. Em se tratando da situação dos profissionais de massoterapia é incerta. Começando pelo próprio curso que deveria ser de nível superior e ter uma regulamentação mais rigorosa, com objetivo de coibir os profissionais que não tem formação, verificamos que eles usam seu próprio local e não tem autorização para exercer a profissão. Na realidade existe demanda para área de Massoterapia no Brasil e a necessidade nos ambulatórios de saúde, entrando, esses fatos são ignorados pelos órgãos da área da saúde. Outro fator é a falta de conhecimento sobrea importância do massoterapeuta como profissional da saúde, confundido muitas vezes como massagistas.
C.V.:  Como analisa o mercado de massoterapia, com relação a 2017?
L.A.: Massoterapia oferece uma oportunidade para expressar valores muito positivos sobre o cuidado e o bem-estar em seu trabalho, de forma que seja gratificante tanto pessoal quanto profissionalmente. Esse fato leva a formação e procura pelos cursos técnicos da área. Uma das razões pelas quais os indivíduos escolhem essa profissão é devido à flexibilidade que oferece em termos de horas de trabalho, independência e escolha de locais e tipos de práticas. Os Massoterapeutas podem trabalhar o tempo inteiro ou o tempo parcial. Os Massoterapeutas passam tempo adicional em coisas como agendamento, cobrança, limpeza e marketing, para citar alguns. Assim, se nota que houve um crescimento da concorrência, porém, a crise que está passando o país, tem diminuído bastante o número de clientes e o mercado passa por uma fase de ajuste a nova realidade. O que observo hoje é que houve uma mudança no mercado, com relação a 2017, formando um quadro onde a maioria trabalha, pelo menos parte de seu tempo, na configuração doméstica, comercial e corporativa de um cliente; o restante está distribuído no ambiente de saúde, ambiente de Spa e em sua casa.

C.V.: Quais seus contatos para atendimento?
L.A.: Atrair clientes é um processo com diversos passos, mas o primeiro e mais importante deles é o desenvolvimento da habilidade de fazer contatos e criar relações amigáveis. Essa atividade cresce tipicamente da boca-a-boca, de amigo para amigo, com honestidade. Além disso, é feito usualmente por publicidade, mala direta, e-mail, telefone ou outras formas de transmissão por meio das mídias sociais. Esse é o momento em que o profissional se apresenta, estabelece um canal de comunicação e obtém o nome e outros dados de outra pessoa. Ainda assim meus contatos são: (21) 98116-2140, site www.carreirabeauty.com/perfil/andradefisio e Instagram: @andradefisiomassoterapia. 
Fotos: Divulgação


3 comentários:

Karlus junior disse...

Profissional exemplar
Respeito é empatia andam juntos
Em seu trabalho

Unknown disse...

Parabéns! Realmente a visão e a seriedade do Luciano nessa entrevista, mostra a importância e o profissionalismo da massoterapia. O mesmo tem um olhar diferenciado para a área da saúde.

Unknown disse...

Profissional diferenciado na área de massoterapia. Seus conhecimentos em fisioterapia conferem às sessões de massoterapia uma qualidade ímpar. Isso aliado ao seu profissionalismo e simpatia completam a excelência de seu tratamento.