Marcello Losi: uma inspiração de vida e música

16 outubro 2018 |



Seguir um caminho por decisão própria requer postura, coragem e preparação no enfrentamento das possíveis dificuldades. A situação é a mesma em qualquer ramo profissional e o jovem músico Marcello Losi, de São Paulo, representa esse personagem da vida real: escolheu a música como norte. “Trabalho com música há 15 anos. Ganhei meu primero instrumento quando tinha 16 anos. Foi uma decisão pessoal. Sempre tive uma ligação muito forte com a música e as coisas foram acontecendo naturalmente. Não consigo me ver hoje sem música”, revelou hoje com exclusividade ao CULTURA VIVA.

E tem mais informação adiante. Acompanhe o bate papo!

CULTURA VIVA: Trabalhar com música requer o dom para lidar com o cotidiano, embora se alguém estudar adquire a técnica. Fez cursos para aperfeiçoar seu talento?
MARCELOO LOSI: Sim, na verdade estudo até hoje. O estudo é fundamental para o aprimoramento. Por isso, acredito que todo dom e talento precisam ser lapidados e aprimorados constantemente.

C.V.: Você também produz outros artistas, não é? De forma sucinta explique como se dá a gravação rápida de uma música em estúdio. Qual o maior desafio?
M.L.: Sim. Trabalho e componho para outros estilos de músicas com segmentos variados. O processo de composição e produção musical é fascinante. A partir do momento que a música sai do papel e começa criar forma passa por algumas etapas. Dentro do estúdio de gravação é o laboratório onde tudo acontece. O maior desafio sempre é alcançar com maestria o melhor som para uma melhor performance de um bom arranjo musical.


C.V.: Quem é sua maior inspiração na música nacional?
M.L.: São varias referencias e inspirações. Poderia citar várias dentro do cenário nacional. A música Brasileira é muito rica e abundante. Então,  só dá para citar alguns, como Dijavan, Antonio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Ivan lins, Zé Ramalho, Marisa Monte. Grupos de samba, como Fundo de Quintal, Demônios da Garoa, Jorge Aragão, Leci Brandão. No sertanejo: Chitãozinho e xororó, Leandro e Leonardo, Renato Teixeira, Paula Fernandes e grandes poetas e letristas, como Renato Russo e Cazuza.

C.V.: Tem feito shows ou produzido alguém? Em sua opinião, está dando para um artista sobreviver de música?
M.L.: Sim, continuo trabalhando com minha banda, o Grupo Reação 3, tocando e acompanhando artistas de outros segmentos também. A realidade do músico no Brasil é dura. Então, viver exclusivamente da música sempre acaba se tornando um grande desafio.


C.V.: Que apelo você faz para que políticos e empresários apoiem mais os artistas brasileiros?
M.L.: Os políticos e empresários deveriam olhar com outros olhos e valorizar mais o músico brasileiro, pois o músico nacional é muito bem visto e reconhecido no exterior, uma vez que a música brasileira é muito rica e abrangente. E, além de tudo, música é cultura. Um país sem cultura é um país sem história.

C.V.: Quais são seus contatos para shows?
M.L.: Meus contatos são: telefone (11) 95840-2074, e-mail: marcellolosioficial@gmail.com, YouTube: Marcello Losi e no Instagram: @marcellolosicompositor.

Fotos: Divulgação

1 comentários:

SANDRA PINCK disse...

Parabéns Ma