Projeto Social ganha sede da Região dos Lagos

09 outubro 2018 |



O projeto Cana Viva, Plantando amor, colhendo vidas, que atende famílias carentes de Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos, passa a contar agora com sede própria. Um espaço c om sete salas, que começa a oferecer atividades esportivas como judô, jiu-jitsu, muay thai; Além de aulas de reforço escolar e informática; cultura, com aulas de violino, saxofone, flauta, violão, bateria, teclado e canto e atendimentos em saúde com oftalmologia, odontologia e psicologia. Todas as atividades beneficiam famílias que vivem nas comunidades Canavieiras e Quilombolas em risco social, localizadas no entorno de São Vicente de Paula, no terceiro distrito de Araruama (RJ).

Mas, apesar de só agora contar com uma sede, o projeto Cana Viva, Plantando amor, colhendo vidas existe desde 2017 e já tem milhares de histórias para compartilhar. Desde que foi fundado por Jorge Peixoto, presidente da instituição, uma grande mobilização foi feita para ajudar os moradores das comunidades da Agrisa, em Cabo Frio, e Sobradinho e Sobara, em Araruama. As comunidades contam com aproximadamente 5.500 moradores, ficam situadas em área agrícola com predominância canavieira e de baixa assistência pública. 

Os problemas relacionados à falta de água, esgoto, energia elétrica, transporte, lazer, educação e saúde, geralmente, fazem parte do dia a dia de moradores de regiões como estas. Onde as crianças, quase sempre, crescem em ambiente de escassez e passam a encarar essa realidade como a verdade de suas vidas.

Jorge Peixoto começou a observar essas dificuldades por trabalhar na usina de etanol da região. A falta de recursos e a falta de perspectivas das comunidades fizeram com que ele se movesse em prol destas famílias. “Tem uma frase que as pessoas falam muito. Que não devemos fazer aos outros o que não queremos que façam conosco. Mas, isso é muito fácil. Penso que o importante é fazermos aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem por nós. Então, resolvi começar”.

E já foram muitas as realizações. O projeto Plantando Amor, colhendo vidas, já reformou e equipou uma casa que não oferecia condições mínimas de habitação para uma família de extrema necessidade, ampliou a horta do Colégio Municipal da Agrisa, para as crianças cuidarem. Deu cestas básicas para as famílias, kit escolar, kit vestuário e conseguiu instalar um parquinho para as crianças brincarem na comunidade. Ao longo dos anos, várias crianças e adultos receberam serviços médicos e odontológicos por meio dos esforços de colaboradores que também se juntaram ao projeto e deram o seu melhor por outras vidas. 

Na sede de São Vicente, além das aulas de esporte, cultura e lazer, serão oferecidas também oficinas de capacitação em artesanato, corte e costura, culinária, secretaria e corte de cabelo. Assim, o projeto contribui para a autonomia financeira destas famílias, que na maioria das vezes, não contam com orientações profissionais. Todas as ações são patrocinadas por doações e ações voluntárias e contam com o sistema de apadrinhamento de 68 crianças, no valor mensal de R$ 30.

O projeto Cana Viva fica localizado na Rua Projetada, s/n. Bairro Solar, Araruama. 

Foto: Divulgação


0 comentários: