Requerimento será protocolado pela Comissão de Minas e Energia durante
audiência pública que será realizada com a concessionária nesta terça-feira no
Palácio Tiradentes
Diversos bairros da área central e da periferia dos municípios de
Queimados e de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ficaram sem luz durante
horas no fim da noite do último domingo (28). A falta de energia provocou o
fechamento de agências bancárias, escolas, academias, clínicas e do comercio.
Bares, restaurantes e shoppings encerraram suas atividades por volta das 21h.
Nesta terça-feira (29), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa
do Estado do Rio de Janeiro irá protocolar um requerimento cobrando explicações
da LIGHT a respeito do ocorrido.
O documento será apresentado pelo presidente da Comissão, o deputado Max
Lemos (MDB), durante audiência pública que acontecerá, a partir das 10h, no
Palácio Tiradentes. O encontro, que será realizado em parceria com a CPI da
energia elétrica em andamento na Casa, irá abordar justamente a qualidade na
prestação dos serviços por parte da concessionária, que têm sido alvo constante
de reclamação por parte dos consumidores.
As fortes chuvas, seguidas de ventania causaram estragos nas duas
cidades. Só em Queimados, sete árvores caíram, impedindo o acesso e
prejudicando o trânsito local. Agentes da Defesa Civil do município atuaram
desde a madrugada na retirada dos galhos. Em Nova Iguaçu, as aulas foram suspensas
pela manhã e a Câmara Municipal também teve suas atividades canceladas.
Campeã no ranking entre as empresas mais processadas pelos consumidores
no estado do Rio, a Light atende a cerca de 11 milhões de habitantes em 32
municípios do Rio de Janeiro, incluindo a capital. Somente nos primeiros três
meses de 2019, a concessionária já teve 16,9 mil ações ajuizadas, de acordo com
dados disponibilizados pelo TJ/RJ. A maioria dos processos refere-se a multas
aplicadas pela concessionária por supostos “gatos” (furto de energia e
adulteração de medidores). No biênio 2017/2018, foram 136 mil ações.
“Temos recebido diariamente diversas reclamações em nosso gabinete por
conta da precariedade dos serviços prestados, além das constantes quedas e
oscilações de energia e o aumento excessivo nas contas de luz. Esse apagão, que
gerou transtorno para os moradores da Baixada, só comprova que o serviço
precisa melhorar. Os questionamentos em relação à Light são absurdos. Só no
Tribunal de Justiça, são mais de 100 mil processos tramitando contra a
empresa”, concluiu Max Lemos.
Foto:
Divulgação
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