Festival gastronômico e Cultural Labas faz uma viagem pela Lituânia

30 abril 2019 |



Durante a segunda edição do Festival, que acontece na Casa-Museu Ema klabin, o público poderá assistir a espetáculos de danças, apreciar exposições de arte, participar de oficinas  e experimentar delícias gastronômicas da Lituânia

A  Lituânia,  país Báltico do Norte da Europa,  região fascinante,  próxima às principais capitais Europeias é  repleta de   opções culturais. Para quem quiser conhecer um pouco sobre a cultura, o artesanato e a gastronomia desse país, a Casa-Museu Ema Klabin recebe o Festival LABAS!.  O evento acontece nos dias 4 e 5 de maio (sábado e domingo ), das 11h às 18h e tem entrada franca.

Organizado em conjunto com o Consulado Geral da Lituânia em São Paulo e a Comunidade Lituano–Brasileira, o Festival traz gastronomia, exposições, danças,  contos, tradições, oficinas,  e artesanato típico da Lituânia, país de origem da família de Ema Klabin.

Na área gastronômica, o público poderá  experimentar pratos típicos como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o  Kugelis  (torta de batata ralada com bacon), o Agurkai (pepino em conserva) ou  Kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça).  Ou levar para casa delícias como: Arenque curado (peixe em conserva das regiões do Atlântico Norte e do Mar Báltico) e  Krupnikas (licor artesanal feito de mel),  além de conservas e biscoitos artesanais.

Haverá oficinas imperdíveis de artesanato , dança e contação de histórias, todas gratuitas: Margučiai - tradicional técnica para decorar ovos de galinha, símbolo da Páscoa lituana; Karpiniai – arte de recortes em papel de cristais de gelo; oficinas recreativas de dança lituana seguidas de apresentações do Grupo de Folclore e Cultura Lituana "Rambynas” e do Grupo de Danças “Nemunas” e oficinas de  estórias  sobre contos lituanos.

Foto: Divulgação

0 comentários: