Henrique Lopes relata sua arte há 30 Anos

20 novembro 2019 |



Um artista que evolui com as experiências que coleciona em sua carreira tem sempre algo mais a presentear ao público. E para o ator Henrique Lopes isso não é diferente. A primeira peça que participou foi “Pluft, o Fantasminha “, aos 14 anos, em 1990, no último ano em que morou em Brasília, onde residiu por 4 anos com a família. “Lá fui mordido pelo ‘bichinho do teatro’, me apaixonei de cara por esta atmosfera!”, brinca.

Quando voltou para o Rio, fez aulas de Teatro com Demétrio Nicolau, no antigo Teatro de Arena, em Copacabana, de 1992 a 1994 e não parou mais. Fez alguns trabalhos como assistente de produção, mas "Alegria da Matinê" que vai estrear em dezembro no Teatro Municipal Maria Clara Machado, na Gávea (RJ) será a segunda peça que atua como produtor. A primeira foi “Maria Minhoca”, também de Maria Clara Machado – peça premiada como Melhor Espetáculo que produziu para estar em cena interpretando o personagem “Chiquinho Colibri”, de 2013 a 2017.

O CULTURA VIVA conversou hoje com Henrique Lopes e este artista de peso no país tracejou sua arte que, em 2020, completará 30 anos.

Acompanhe!

CULTURA VIVA: Sempre se dedicou ao público infantil? Qual foi o outro espetáculo dedicado às crianças que teve grande desempenho?
HENRIQUE LOPES: Negativo. Fiz peças adultas também, trabalhei com Mauro Mendonça, Xuxa Lopes, Maria Maya, Edson Celulari, Ary Fontoura, Marília Pêra, entre outros, mas amo trabalhar para as crianças, um público puro e sincero. Outro espetáculo infantil que tive grande desempenho foi “Como a Lua”, de Vladimir Capella, dirigido por Afonnso Drumond.  Eram mais de cem concorrentes para o papel do índio protagonista. Fiquei entre os 10 finalistas e acabei ganhando o papel do “pobre” Payá, em 2005 e 2006. Ficamos em cartaz no Teatro Leblon e rodamos o Rio de Janeiro nos palcos do SESC/ CBTIJ.

C.V.: Em sua opinião a música complementa o trabalho feito para as crianças? Assim, elas entendem melhor a proposta?
H.L.: Certamente. Ainda mais neste espetáculo ("Alegria da Matinê"), que selecionei músicas vibrantes para a trilha sonora.


C.V.: No espetáculo "Alegria da Matinê" você promove um show misturando modernidade e antiguidade, ou seja, um palhaço DJ faz remixagens de canções infantis antigas. Mesmo não vivendo àquela época as crianças curtem o som?
H.L.: Não tem muita modernidade não (risos), uso uma vitrola ligada numa caixa amplificadora, coloco o disco de vinil e deixo a música rolar na íntegra, sem alterações, para as crianças conhecerem a música original. Sim, as crianças adoram, dançam sem parar e os pais vivem momentos nostálgicos a cada música.

C.V.: Quais critérios você estabeleceu para montar esse espetáculo?
H.L.: Eu ficava inconformado de ouvir músicas inadequadas em festas infantis e me inspirei nas situações interessantes que surgiram nas festas que animo como DJ PALHAÇO IKE VINIL. Quis justamente, resgatar a importância da vitrola e dos discos de vinil.

C.V.: Na seleção de artista que você toca durante o espetáculo, quais aqueles que deu mais prioridade?
H.L.: Todos os artistas que escolhi para essa trilha sonora têm muita importância, maior destaque para o Palhaço Carequinha, por toda sua obra e Donna Summer, a rainha da Discoteca e da Dance Music, que é homenageada no final. Ih! Contei o final! (risos)

C.V.: E os pais como se comportam durante o espetáculo?
H.L.: Os pais ficam muito felizes e incrédulos ao verem os filhos curtindo as músicas do fundo do baú. Na página da peça no Facebook (https://www.facebook.com/Alegria-da-Matin%C3%AA-com-o-Dj-Palha%C3%A7o-Ike-Vinil-199331320753964/), podem conferir depoimentos de alguns pais que assistiram. Já me falaram algumas vezes que foi o melhor espetáculo que o filho já viu. E eu acreditei (risos).



C.V.: Que recado você deixa para que toda família participe desse espetáculo cheio de surpresas?
H.L.: Que não deixem de ver esse espetáculo educativo e interativo, feito com muito amor e carinho por uma equipe competente e que, certamente, ficará marcada para sempre na memória das crianças e acompanhantes. Peço, também, que curtam as páginas da “ALEGRIA DA MATINÊ COM O DJ PALHAÇO IKE VINIL “ no Facebook e Instagram. Obrigado! E lembrem-se: DISCO É CULTURA!

Foto1: Andrea Elkind
Foto2: Cintia Ferreira
Foto3: Divulgação

6 comentários:

Unknown disse...

Assisti a peça Maria Minhoca com o Henrique e um elenco muito bom Fui pra conhecer o trabalho Gostei e agora vou levar meu netinho pra assistir Alegria da Matinê Recomendo É uma pegada divertida,educativa...pura
Alegra a gente 🤩

Unknown disse...

Amo assistir a peça "Alegria da Matinê"! Volto ao Carnaval de pura alegria e brincadeiras!

Paulo Gastal disse...

Henrique é um ótimo artista!! O Sul do Rio Grande do Sul espera a sua peça!! Abraços de Pelotas -RS

Anônimo disse...

Muito obrigado, queridão!

Anônimo disse...

Por favor, compartilhem ALEGRIA DA MATINÊ nas redes sociais! Obrigado, Henrique Lopes.

Anônimo disse...

Muito obrigado por acompanhar meu trabalho e recomendar! Beijos da ALEGRIA DA MATINÊ! Henrique Lopes.